04/09/2007

Objetivos do Milênio

Projeto Menarca será lançado em Ribeirão Claro

Projeto Menarca será lançado em Ribeirão Claro

 

         A Prefeitura Municipal de Ribeirão Claro, em parceria com o Colégio Sepam, de Ponta Grossa, lança nesta terça-feira (04) o projeto Menarca no município. O professor Nelson Canabarro, do colégio Sepam, é o idealizador do Projeto Menarca que se revelou um sucesso e está sendo implantado em Ribeirão Claro. O lançamento será às 16 horas, no salão da Prefeitura.

         Esta parceria nasceu dentro do movimento Nós Podemos Paraná, através da troca de experiências entre os Núcleos Regionais. O Núcleo de Bandeirantes, ao qual integra o município de Ribeirão Claro, conheceu o projeto Menarca através do Núcleo de Ponta Grossa. Cada Núcleo reúne um grupo de municípios e realiza periodicamente reuniões para discutir ações, projetos e parcerias, além de trocar experiências entre projetos bem sucedidos nos municípios e que podem ser implantados por outros.

         O projeto Menarca contempla os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio 3 (igualdade entre sexos e valorização da mulher e 6 (Combate a Aids, a malária e outras doenças) e seu diferencial é o trabalho de educação de pares. São alunas de 11 a 16 anos, que após treinamento com uma psicóloga e uma ginecologista, vão para as escolas conversarem com outras alunas da mesma faixa etária. O objetivo é a prevenção, com foco na gravidez precoce e nas doenças sexualmente transmissíveis.

         Luise Ribeiro Macedo, de 15 anos, é uma das monitoras do projeto Menarca, em Ponta Grossa. Ela fala com orgulho do trabalho que realiza com outras garotas e chega a compará-lo a um filho, para expressar o amor que sente pelo que faz. "O que mais a impressionou no contato com as garotas é a total desinformação. Embora a educação sexual já seja amplamente abordada e divulgada pelos veículos de comunicação, parece que elas não absorvem esses conhecimentos. A falta de informação ainda é muito grande", afirma.

         Luise explica que além de educação sexual, doenças e higienização, o programa enfoca também o empoderamento da mulher sobre o seu corpo e a consciência de que cabe a ela decidir quando iniciar uma relação sexual.

         Além de Ribeirão Claro, Carlópolis também deverá levar o projeto para seu município. O Sesi pretende, até dezembro, implantar o projeto em seus colégios de União da Vitória, Irati, Guarapuava, Telêmaco Borba e Carambeí.

Deixe seu comentário

Nome (obrigatório)
E-mail (obrigatório)
Não será divulgado
Cidade (obrigatório) UF (obrigatório)
Site
Seu blog ou página pessoal
Mensagem



Li e aceito o termo de resposabilidade online
1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
2. São um espaço para troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoas, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de contragimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, nãos e cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
 
 
Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692