Ampére - Objetivo 7

Projeto: Integração com a comunidade, uma proposta participativa

Objetivos: 

Construir junto com as entidades parceiras e a comunidade um projeto de desenvolvimento sustentável, baseado na valorização do homem do campo para que conquiste sua cidadania no que se refere à qualidade de vida em aspectos como auto-estima, melhoria financeira, educação, meio ambiente entre outros.

Público-alvo: 

Agricultores familiares; lideranças comunitárias; acadêmicos interessados em desenvolver pesquisas; instituições e entidades de classe; comunidade em geral.

Resultados: 

A partir de uma iniciativa de ação comunitária, no início do ano 2007, os agricultores da comunidade, em conjunto com entidades municipais, assumiram o compromisso de desenvolver um trabalho coletivo na intenção de organizar atividades que busquem o desenvolvimento integral dos atores envolvidos. Elaborou-se um levantamento sobre problemas e perspectivas da comunidade, onde se iniciou várias ações, a partir das demandas dos sujeitos envolvidos, onde se delimitou as áreas de ações na produção, com incentivos a agroecologia, na educação, com reaberturas de escolas do campo, na saúde, lazer e cultura, com atividades comunitárias, realizando eventos, projetos, reuniões e fóruns e atividades para se discutir ações que promovam a sustentabilidade ambiental, promovendo educação e qualidade de vida aos envolvidos.

Contato: 

E-mail: josefranciscodegois@hotmail.com / Telefone: (46) 8804-5083
E-mail: rogeriorech@bol.com.br / Telefone: (46) 3547-3031 

______________________________________________________________________

Projeto: Feira Livre de Ampére

Instituição Idealizadora: Faculdade de Ampére

Objetivo : 

O projeto Feira Livre, é uma iniciativa de assessoria e resgate de uma Feira de horifrutigranjeiros ecológicos no município de Ampére-Pr.

Metodologia: 

O caminho utilizado foi a parceria com entidades e a abertura ainda em dois mil e oito do espaço na praça central de Ampére-Pr para venda em barracas.A orientação dos feirantes é feito em reuniões mensais que tratam dos problemas da Feira, além de criar estrtégias de comercialização.

Resultados: 

1. Uma feira semananal que vende em torno de R$ 2.000,00.
2. O resgate da produção ecológica.
3. O consumo pelos produtores de produtos diferenciados.
4. A auto estima das mulheres que aprenderam a ter seu próprio dinheiro.
5. O reconhecimento da cidade da importância da ecologia no caso a partir dos alimentos.
6. A feitura de material reciclável como as bolsas que estão em fase de conclusão.

Contato:

 E-mail: rogeriorech@bol.com.br / Telefone: (46) 8405-2358

___________________________________________________________________

Projeto: Projeto Arte na Praça

Instituição Idealizadora: FAMPER - Faculdade de Ampére

Objetivos: 

Identificar e dar visibilidade as diferentes culturas presentes nas comunidades e municípios atendidos através de oficinas artísticas (teatro,música, dança e artes visuais), preparando o cidadão para viver em sociedades multiculturais.

Metodologia: 

Tendo por base a epistemologia sócio-histórica e cultural, que tem como seu principal representante Vigotski, e os fundamentos epistemológicos da cultura visual, um campo de estudos recente em torno da construção do visual nas artes, na mídia e na vida cotidiana que propõe uma nova narrativa, como aquela que aposta na reinvenção do sujeito, para num espaço pós-disciplinar colocar no centro do debate educacional e cultural a questão de quem é o que vê? Em que a subjetividade ganha espaço para uma inventar uma nova subjetividade com a narrativa que se propõe a desafiar, em outros planos, a dualidade essencial entre aparência e realidade (além do gênero-sexo). Trabalhamos com oficinas de dança, teatro, música e artes nos espaços em que os sujeitos vivem, como forma de garantir a diversidade da comunidade local. Assim as oficinas ocorrem, nos municípios de Ampére (Vargem Bonita), Santa Izabel do Oeste, Francisco Beltrão (Jacutinga), Pinhal do São Bento e Realeza, quatro vezes por mês em horários alternados e/ou aos sábados atendendo uma média de 10 - 20 crianças/adolescentes/jovens de ambos os sexos.

Fases do projeto:
2008 - Organização dos grupos nas comunidades escolares
2009 - Continuação das oficinas (teatro, Música) nas escolas envolvidas no projeto e ampliação da oferta de oficinas em outros municípios (Teatro:Vargem Bonita, Jacutinga, St Izabel do Oeste, Pinhal do S.Bento, Realeza. Música: Ampére):
2010 - Planejamento das oficinas nos municípios atendidos e ampliação do projeto em outros municípios.

Resultados: 

Para cada oficina realizada se busca como resultado a integração, a identificação e a visibilidade cultural das comunidades e município atendidos, com apresentação das peças teatrais, escritas pelos participantes, que conta um pedaço de sua história, de sua cultura, e a relação estabelecida com a Escola que o sujeito freqüenta, para ampliação da cidadania e a preparação e inserção deste numa sociedade multicultural. A criança, adolescente e jovem que freqüentam o projeto devem estar obrigatoriamente matriculados nas escolas da rede pública (municipal e/ou estadual).Como potencial de impacto o projeto é contínuo, buscamos a cada ano, fazer uma análise da caminhada e buscar as melhorias necessárias para o próximo ano. Buscamos com isso atender maior número possível de crianças/adolescentes e jovens das escolas municipais de Ampére e região, contribuindo desta forma para melhor atuação dos mesmos nas escolas e conseqüentemente melhoria no desempenho escolar.

Contato:

E-mail: www.rotsaba@gmail.com / Telefone: (46) 3547-3031

Deixe seu comentário





Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692