Mobilização - 06/08/2014

Abertura da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade movimenta centro de Curitiba

Apresentações culturais e serviços foram oferecidos ao público

Os moradores de Curitiba puderam participar das diversas atividades oferecidas na abertura da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade. O evento, que aconteceu no dia 2 de agosto, na praça Rui Barbosa, foi realizada em parceria com as instituições que apoiam o Movimento Nós Podemos Paraná. Cerca de três mil pessoas puderam assistir a apresentações culturais e também usufruir de serviços sociais.

clique para ampliar>clique para ampliarParticipantes puderam contribuir com Árvore da Atitude, ação do Arranjo Educativo Local (Foto: Divulgação)

A Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade foi criada em 2004, como uma forma de homenagear o trabalho realizado pelo sociólogo Betinho. Em 2014 o evento acontece entre os dias 2 e 9 de agosto, em todo o país. Para a curitibana Mari Woscha, a ação é uma boa forma de divulgar o trabalho realizado em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). “Eu estava passando aqui por perto e resolvi participar e conhecer o programa. Não conhecia os ODM, mas achei bem interessante”, afirma. Durante a semana outras atividades serão realizadas na capital e no interior do estado.

O ODM 7 busca a qualidade de vida e o respeito ao meio ambiente. Inspirados nesse Objetivo, representantes do Colégio Madalena Sofia, que é parceiro do Movimento, disponibilizou ao público técnicas de plantio de mudas de planta para ornamentação e comercialização. “Os alunos que plantaram e doaram as mudas que estão sendo distribuídas. Estar aqui é importante para mostrar que é possível ter, cuidar e reproduzir árvores perto de você. Estamos tendo a oportunidade de repassar o conhecimento que adquirimos com as atividades realizadas no Colégio”, explica Natalina Triches, representante da instituição.

O Circuito de Mobilidade foi outra atividade que o público pôde participar. Trabalhando em prol do ODM 8 (Todos trabalhando pelo desenvolvimento), a ação realizada pela Escola Pública de Trânsito (EPTRAN) teve o objetivo de sensibilizar a população sobre as dificuldades enfrentadas pelos deficientes físicos. “A ideia é fazer com que as pessoas sintam, mesmo que por instantes, o que o deficiente enfrenta em seu cotidiano”, afirma a agente de trânsito Ana Eugênia. Para Bruno Rodrigues, de 12 anos, a iniciativa é uma boa forma de conscientização. “Percebi que eles têm muitas dificuldades e às vezes a gente nem percebe. Achei muito difícil, principalmente a parte de não conseguir enxergar”, comenta. Os participantes puderam percorrer o circuito que simulava situações enfrentadas por deficientes visuais e motores.

Educação

Além de participarem das apresentações culturais, jovens e adolescentes também puderam mostrar o trabalho de desenvolvimento realizado dentro das escolas. A servidora da Secretaria Municipal de Educação, Vera Lucia de Oliveira, acredita que a inclusão dos ODM dentro de sala de aula pode fazer diferença na formação de cidadãos. “Esse trabalho possibilita a reflexão sobre questões de cidadania que são essenciais para a formação dos alunos”, explica a professora. Durante o evento os alunos apresentaram o projeto “Bullying não é brincadeira” e também colocaram em exposição materiais do grupo “Altas habilidades e superdotação”.

A Abertura da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade foi uma forma de mobilizar instituições parceiras e também a população para o fortalecimento da cidadania. “É importante para alcançar o reconhecimento do trabalho realizado pelas instituições que ajudaram a realizar e organizar o evento. Sem a ajuda delas, não seria possível impactar tantas pessoas. O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade estimula justamente o trabalho voluntário, a solidariedade. As instituições participantes de fato contribuíram para a conscientização dos ODM, assim como a cultura de solidariedade”, afirma Maria Aparecida Zago Udenal, Secretária Estadual de Mobilização do Movimento Nós Podemos Paraná, que atualmente possui cerca de 200 instituições parceiras.

Confira a galeria de fotos do evento

Coment�rios - Deixe seu coment�rio

por Mirian Catharino - Quinta-feira, 28 de Agosto de 2014 - 08:58:51 - Comentar

Gostaria de receber o relatório da árvore da atitude neste evento.


Grata


Mirian Catharino


Respondendo respondendo Mirian Catharino
por Equipe ODM - Quinta-feira, 28 de Agosto de 2014 - 09:18:32 - Comentar

Bom dia!
Relatório encaminhado para o seu e-mail.
Obrigada.
Cordialmente,


Deixe seu comentário





Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692