31/03/2006

Nós Podemos - Paraná

Estado quer antecipar alcance dos Objetivos para 2010

Os paranaenses têm um encontro marcado para dialogar sobre o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) nos meses de maio e junho. Para sensibilizar lideranças e a sociedade com o objetivo de articular ações que possibilitem ao Paraná cumprir os Objetivos da ONU até 2010, antes do prazo estabelecido de 2015 o Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), órgão consultivo do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), com o apoio do Sistema Fiep e do Orbis, organiza o projeto Círculo Paranaense dos 8 Jeitos de Mudar o Mundo.

Chamada de "Nós Podemos - Paraná", a campanha vai se desenrolar por todas as regiões paranaenses. Serão 16 encontros, em 10 regiões estratégicas do Estado, chamados de Círculos de Diálogo. Nestas reuniões serão propostas ações que contribuam para a concretização dos Objetivos e serão formados os Círculos Locais de Trabalho, formados pelas lideranças locais, que terão a missão de transformar as propostas em ações. "Queremos tornar o Paraná a referência no Brasil. Nosso Estado, em comparação com Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo, tem um dos piores indicadores de sustentabilidade. Por isso, se não nos mobilizarmos, não conseguiremos alcançar muitos Objetivos", afirma a coordenadora do projeto, Maria Aparecida Zago.

Como resultado serão definidos projetos e constituídos Círculos Integrados de Desenvolvimento, compostos por representantes de cada um dos oito objetivos, os quais terão a responsabilidade de apoiar e garantir a execução das ações e projetos. O círculo formará a Rede de Desenvolvimento Regional, que fará parte do Movimento Paranaense para Cidadania e Solidariedade. Os grupos contarão com o apoio do Sistema Fiep, por meio do núcleo de Ação Social da Fiep, com ações de assessoramento, capacitação e articulação, entre outros aspectos.

O principal objetivo é a conscientização da população em relação aos objetivos e a formação de uma rede voluntária comprometida com o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Paraná. "Os objetivos do milênio são um roteiro para as empresas produzirem suas ações sociais. Queremos reverter a idéia de que responsabilidade social é apenas filantropia. As ações não se fazem apenas para a sociedade, mas com o auxílio dela", diz Maria Aparecida.

De acordo com o vice-presidente e superintendente Corporativo do Sistema Fiep, Arthur Carlos Peralta Neto, a antecipação do cumprimento das metas para 2010 beneficiará, além da sociedade, a comunidade industrial. "Todo desenvolvimento industrial sustentável está relacionado ao desenvolvimento e alcance dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da ONU".

Antecedendo aos encontros, foi realizado um mapeamento das ações e projetos que o Sistema Fiep tem relacionados aos Objetivos, e também das ações que o Sistema mantém com parceiros. Além disso, foi feita também a análise dos indicadores de cada uma das regiões. "Nosso sonho é formar um observatório em cada região, pois seria um mecanismo para acompanhar o desenvolvimento local e o cumprimento dos ODMs", afirma a coordenadora do projeto.

O primeiro encontro será em Piên, município do sudeste paranaense que faz divisa com Santa Catarina, dia 4 de maio, seguido por Araucária e Rio Branco do Sul (9/5) e Piraquara e Irati (11/5). Na segunda quinzena de maio, os municípios que recebem os Círculos de Diálogo são Ponta Grossa e Pato Branco (16/5), Guarapuava e São José dos Pinhais (18/5), Toledo e Bandeirantes (23/5), Paranavaí e Umuarama (30/5), e Apucarana e Campo Mourão (1/6). Paranaguá fecha a série de Círculos de Diálogo dia 6 de junho.

O Sistema Fiep é o responsável pela gestão e estimulo à formação de Círculos Locais de Trabalho e de uma rede de fortalecimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio no Paraná. O Orbis, por sua vez, é o responsável pelo monitoramento dos indicadores de sustentabilidade relacionados aos Objetivos em cada uma das 10 regiões. "O monitoramento dos indicadores é fundamental para compreender o desenvolvimento de uma região", diz a coordenadora executiva do Orbis, Luciana Brenner. Para facilitar a busca de informações, a equipe do Observatório conta com um sistema baseado em tecnologia de inteligência artificial, que possibilita a coleta de informações e documentos textuais das mais diversas fontes.

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692