Informação - 13/07/2016

Negócios sociais e economia solidária são os temas da reunião do núcleo de Curitiba e RMC

Próximo encontro será no dia 9 de agosto, às 14h, na FAE.
clique para ampliarclique para ampliarCertificado também foi entregue à Facop (Foto: Aline Calefi)

A reunião mensal do núcleo ODS de Curitiba e Região Metropolitana aconteceu ontem (12), na FAE, em Curitiba. A atividade contou com duas palestras: negócios sociais e economia solidária, além da entrega dos certificados para as instituições que assinaram o termo de adesão aos ODS: Facop e Lions Clube Batel.

Segundo Nastassia de Castro, representante da Yunus Negócios Sociais, a missão dos negócios sociais é solucionar um problema social e todo lucro é revertido no próprio negócio. “Isso é ir além de ser uma empresa socialmente responsável”, acrescentou. Ela citou como foi a trajetória do Prêmio Nobel da Paz, Muhammad Yunus, que fundou o Grameen Bank, com o objetivo de incentivar empreendedores sociais que não tinham acesso ao crédito de forma convencional.

Nastassia também citou três exemplos de negócios sociais brasileiros: Saladorama, do RJ, que oferece comida saudável a um preço acessível em comunidades vulneráveis; Be One empresa que desenvolveu uma lâmpada portátil que elimina bactérias resistentes a antibióticos e Moradigna, que realiza reformas em residências para a classe C e D.

A economia solidária incentiva o cooperativismo, promovendo a autonomia das pessoas interessadas neste modelo de negócio. A coordenadora do Trilhas Incubadora Social Marista, Lourença Santiago Ribeiro apresentou a forma de trabalho da incubadora, que atua desde 2012, em Curitiba.

“Seguimos quatro passos no acompanhamento das empresas: assistência, subsistência, sustentabilidade e escala”, destacou Lourença. Ela também salientou que o projeto trabalha promovendo a formação, a saúde mental, segurança alimentar, além da própria incubadora. Hoje, as atividades também atingem São José dos Pinhais, Almirante Tamandaré e Fazenda Rio Grande.

Após as palestras aconteceram os informes dos grupos de trabalho de mobilização e comunicação. A próxima reunião acontecerá no dia 9 de agosto, às 14h, na FAE.

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692