ODS 6 - 22/03/2016

Projeto Apiaba, Secretaria de Educação, Portal do Noroeste e Rádio Cidade FM se unem em ação sobre o Dia Mundial da Água

A ação contribui para o alcance do ODS 6 - Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos

“‪A Maior Lição do Mundo”,este é o lema que define a ação proposta pelo Projeto Apiaba e Secretaria de Educação de Araruna em celebração ao Dia Mundial da Água (22 de março). A ação foi desenvolvida durante o mês de março nas Escolas Municipais Profª Abgail de Oliveira Guimarães e Prof. Mário Miguez de Mello Filho, de Araruna, e contou com o apoio do Portal do Noroeste e da Rádio Cidade FM de Araruna.

clique para ampliarclique para ampliarDaniel Viana Ferreira, um dos representantes com seu pensamento. (Foto: Divulgação)

A fim de sensibilizar a população sobre as questões ambientais pertinentes aos temas, a ação proposta pelas organizações tinha como meta norteadora inverter fatores: ao invés de promover um trabalho que informasse as crianças ararunenses sobre os temas ambientais discutidos, as equipes iriam ouvir essas crianças e saber delas o que entendem e como veem esta situação e partir deste ponto, sensibilizar os adultos e lembrando da importância de suas ações e como elas influenciam o futuro da humanidade.

Para o Coordenador Geral do Projeto Apiaba, Jhony de Oliveira Lima, ações como essas, em que as crianças podem expor seus pensamentos, possuem impacto maior diante da comunidade. “Não há quem não se emocione com a sinceridade e simplicidade de uma criança, ainda mais falando de um tema tão importante e atual como são as questões relacionadas ao Meio Ambiente. Nós, do Projeto Apiaba, acreditamos que o futuro é fruto de ações produzidas no terreno do hoje, por isso sempre que possível agimos dando voz aos nossos pequenos”, pontua o Coordenador.

Na prática as professoras conversaram com seus alunos sobre os temas propostos seguindo um planejamento apresentando pelo Projeto Apiaba e supervisionado pela Secretaria de Educação de Araruna. Neste material, as crianças recebiam orientações sobre os temas e responderiam quatro questões expondo seu conhecimento.

Após este processo as equipes organizadoras avaliaram as respostas e elegeram em cada turma um representante, ou seja, uma criança cuja resposta teve maior destaque. Ao todo, oito turmas do 4º e 5º anos participaram, totalizando quase 180 crianças.

Fonte: http://www.apiaba.org/#!Projeto-Apiaba-Secretaria-de-Educação-Portal-do-Noroeste-e-Rádio-Cidade-FM-se-unem-em-ação-sobre-o-Dia-Mundial-da-Água/c8uji/56e80c290cf286cff61c789d

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692