Desenvolvimento - 03/02/2016

PNUD apresenta seu Planejamento Estratégico para o Brasil até 2021

Documento tem como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O PNUD realizou a consulta de seu planejamento estratégico e de parcerias  no Brasil na tarde desta terça-feira, dia  2. Trata-se do CPD, sigla em inglês para Country Programme Document (Programa de Documento do País), que reuniu parceiros do governo federal, representantes dos estados e municípios, da sociedade civil e do setor produtivo. Essa discussão se deu em oficina realizada na Casa da ONU, em Brasília (DF), da qual participaram 45 pessoas.

"O CPD é nosso roteiro para oferecer ao Brasil uma cooperação de qualidade", afirmou o coordenador residente do Sistema ONU e representante residente do PNUD no Brasil, Niky Fabiancic, no encerramento dos trabalhos. "O PNUD quer fazer diferença na vida dos brasileiros, principalmente dos mais vulneráveis", observou. Para Fabiancic, "essa consulta responde positivamente nossas inquietudes". O Coordenador-Geral da Cooperação Técnica Multilateral da ABC, Márcio Correa, declarou ter testemunhado "um engajamento genuíno" e afirmou que "esse espírito precisa ser preservado" depois que o CPD tiver obtido aprovação final da ABC. "O exercício (realizado nesta tarde) cumpriu seu propósito", concluiu Correa.

O CPD do PNUD tem como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em vigor desde o último dia 1o de janeiro. O documento estrutura-se a partir dos 5 Ps que sintetizam os 17 ODS: pessoas, planeta, paz, prosperidade e parcerias, que será tratado como tema transversal. Segundo a representante residente assistente do PNUD no Brasil, Maristela Baioni, a consulta resultou na convergência de  ideias chaves que permearão todos os componentes do documento, como participação social, controle, transparência e integração das políticas públicas. Tudo isso está refletido no CPD, que, uma vez aprovado pelo governo brasileiro e junta executiva do PNUD, orientará as ações do PNUD no Brasil de 2017 até 2021.

Fonte: http://www.pnud.org.br/Noticia.aspx?id=4252 

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692