CELEBRAÇÃO - 10/08/2015

Encerramento da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade acontece em Curitiba

Diversas atividades recreativas e de prestação de serviços foram oferecidas à população

A Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, realizada de 02 a 09 de agosto em todo o Brasil, promoveu diversas ações em prol dos ODM. Em Curitiba, no último sábado (08), o público pode participar de uma tarde com atividades recreativas e prestação de serviços no Portal do Futuro do Bairro Novo. Promovido pelo Movimento Nós Podemos Paraná, com articulação do Sesi no Paraná, o evento contou com a presença de, aproximadamente, 300 participantes durante todo o dia.

clique para ampliarclique para ampliarParticipantes do evento colocam ações em prol dos ODM na Árvore da Atitude.

Apresentação circense, bandas musicais, capoeira, coral, teatro de fantoches, Árvore da Atitude, zumba, feira de saúde, atividades recreativas e prestação de serviços à comunidade foram algumas das atividades que aconteceram durante o dia. No total, 39 instituições parceiras estiveram presentes com 90 voluntários, além das nove unidades móveis à disposição do público.

A abertura oficial do evento aconteceu na presença das autoridades Maria Aparecida Zago Udenal, Gerente de Linha de Ação do Sesi Paraná e Secretária Nacional de Mobilização do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, Roberlayne Roballo, Secretária Municipal de Educação e Marcelo Franco Munaretto, Secretário Municipal de Abastecimento. “Para nós é um motivo de alegria estar aqui hoje realizando essa ação em prol da cidadania. Nós vivemos em um momento do Brasil que precisamos unir esforços e praticar a solidariedade e, acima de tudo, garantir os direitos humanos de todos os cidadãos”, pontua a gerente.

Em nome do prefeito Gustavo Fruet, a Secretária Municipal de Educação, Roberlayne Roballo, destacou a importância da realização de eventos que unam os órgãos públicos e privados com a comunidade. “Trago aqui nosso respeito e admiração ao trabalho que prima por questões que a comunidade sabe que é muito importante: a questão dos direitos humanos, do respeito ao próximo, do direito à cidadania e da pessoa sentir-se parte desse processo. Uma cidade mais humana se faz num processo mais solidário e hoje temos o reflexo disso aqui nesse evento”, relata a secretária.

De acordo com o gestor do Portal do Futuro do Bairro Novo, Gabriel Ferreira Nunes, o portal, que é um programa inter setorial da Prefeitura Municipal de Curitiba, trabalha focado no protagonismo juvenil, trabalhando a equidade e atendendo aqueles que precisam e que estão em situação de vulnerabilidade social, que geralmente estão na faixa etária de 18 a 24 anos. “Por conta disso, é importante trazer a cidadania, a solidariedade e mostrar aos jovens que eles estão inseridos numa sociedade”, comenta o gestor.

Os participantes do evento sentiram-se animados com a quantidade de atividades disponíveis no local. Roseneide Lopes de Moraes mora há mais de 20 anos no Bairro Novo e participou pela primeira vez de um evento desse porte. “Estou aqui desde cedo e achando tudo muito show. Já fui para a aula de zumba logo cedo e, desde então, estou aqui participando de todas as atividades. Realmente é muito importante ações assim, porque as pessoas não sabem onde buscar e aqui a gente tem todas as informações”, finaliza a moradora.  

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692