ODM 4 e 5 - 05/08/2015

Semana Mundial de Aleitamento Materno é lançada em Londrina

O tema deste ano foi "Amamentação e trabalho: para dar certo o compromisso é de todos"

Aconteceu ontem em Londrina, no Auditório da FIEP, a abertura da Semana Mundial de Amamentação 2015 (SMAM) que este ano tem como tema “Amamentação e trabalho: para dar certo o compromisso é de todos”. Organizado pelo núcleo ODM Nós Podemos Londrina, e o Comitê De Aleitamento Materno De Londrina (CALMA) em parceria com o Sesi no Paraná e a Prefeitura Municipal de Londrina, a iniciativa teve o objetivo de conscientizar as empresas sobre importância da amamentação e que a implantação de locais adequados dentro das organizações são essenciais para apoiar as mulheres que trabalham e amamentam.

clique para ampliarclique para ampliarLuiz Antônio Setti Barbosa, médico e coordenador de Medicina e Qualidade de Vida do Grupo Boticário, durante a palestra. (Foto: Divulgação)

No mês de junho se iniciou uma sensibilização voltada para empresas, gestores de RH, profissionais da área social e saúde, que atuam em projetos voltados para temas como o da SMAM. Empresas como Banco do Brasil e o Boticário aderiram à campanha e possuem “Locais de trabalho amigos da amamentação”, ou seja, um avanço que amplia e fortalece os direitos da maternidade.

O Banco do Brasil, representado pela assessora da superintendência da regional de Londrina, Andréa Lins Marquezi Santos, apresentou suas políticas da área de gestão de pessoas da instituição, além da implantação da sala de amamentação, em parceria com a Cassi- Caixa De Assistência Dos Funcionários Do Banco Do Brasil de Curitiba.

O Grupo Boticário é a primeira empresa do Paraná reconhecida pelo Programa Mulheres Trabalhadoras que Amamentam do Ministério da Saúde, que exige três requisitos: licença maternidade de seis meses, creche no local de trabalho e espaço de amamentação. “A sala da nutriz foi instalada em 2013 e foi o diferencial para a empresa atender as preocupações da lactante, em proporcionar um ambiente agradável onde o leite possa ser retirado e armazenado da maneira correta. Com as pesquisas do próprio Grupo Boticário, no ano de 2015, até agora, as trabalhadoras que voltaram para a jornada de trabalho não saíram do emprego”, afirma Luiz Antônio Setti Barbosa, médico e coordenador de Medicina e Qualidade de Vida do Grupo Boticário.

Participaram do evento o Secretário Municipal De Saúde, Mohamad El Kadri; vereadores do município; Terezinha Teresinha De Fátima Sanches, 17ª Regional de Saúde de Londrina; Lucilene Furlan, Gerente da Unidade Sesi Londrina; e Lilian Poli, Coordenadora do Comitê de Aleitamento Materno De Londrina – Calma.

Durante a campanha, estão previstas várias oficinas com médicos, enfermeiros, nutricionista, psicólogo e auxiliares técnicos de enfermagem das Unidades Básicas de Saúde, maternidades e outras instituições integrantes do Calma – Comitê de Aleitamento Materno, além do mamaço no aterro do Lago Igapó, no próximo domingo.

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692