Educação - 28/05/2015

Jaguariaíva é destaque no alcance do ODM 2

Mais de 75% dos jovens de 15 a 17 anos terminam o ensino fundamental no município

Garantir que todos os jovens, de 15 a 17 anos, terminem o ensino fundamental é a meta do Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM) 2. Os 8 ODM foram definidos em 2000, durante a reunião de Cúpula da ONU, onde líderes de 191 países assinaram um pacto para eliminar a fome e extrema miséria até o final deste ano.  No Paraná, desde 2004, por uma iniciativa do Sesi no Paraná, articulações e mobilizações em prol dos ODM estão acontecendo em todo o estado, com a disponibilização de ferramentas e metodologias de promoção do desenvolvimento local.

Dos 19 municípios que fazem parte da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), o município de Jaguariaíva alcançou 75,22% da meta do ODM 2; 12 municípios (Arapoti, Carambeí, Castro, Curiúva, Ivaí, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Sengés, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania) alcançaram entre 50% e 75% da meta e seis municípios (Imbaú, Ipiranga, Ortigueira, Porto Amazonas, Reserva, São João do Triunfo) alcançaram menos de 50% da meta.

Os indicadores relacionados ao cumprimento desta meta são: percentual de crianças de seis a 14 anos que frequentam a escola; percentual de jovens de 15 a 17 anos que concluíram o ensino fundamental; distorção idade-série nos ensinos fundamental e médio e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nos ensinos fundamental e médio.

Os dados apresentados estão disponíveis no Portal ODM (www.portalodm.com.br).

Paraná

O estado do Paraná alcançou, em 2013, 72,8% da meta de garantir que todas as crianças terminem o ensino fundamental. Em 1990, este percentual era de 24,1%.

Boas práticas

Para incentivar que as crianças permaneçam na escola, o município de Jaguariaíva implantou uma série de projetos e alguns são desenvolvidos no contra turno escolar. Atividades recreativas, culturais, esportivas, de promoção da cidadania, saúde, educação ambiental e de trânsito são alguns dos temas trabalhados. “Além disso, realizamos uma avaliação diagnóstica voltada para as séries iniciais, no início do ano letivo e outra para avaliar o domínio dos  conteúdos de cada série, em setembro,  com o objetivo de verificar a progressão das crianças”, destacou a diretora do Departamento de Educação, Andréia Aparecida Valentim.

Assim, segundo a diretora, após estas avaliações é possível realizar um trabalho de recuperação com os alunos – ao longo do ano – para que eles consigam melhores resultados no processo de  aprendizagem.

Mobilização

A mobilização social para o alcance dos ODM, no Brasil, iniciou em 2004 com a criação do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. No Paraná, este trabalho iniciou também em 2004 com a criação do Observatório de Indicadores de Desenvolvimento do Sesi PR, responsável pelo Portal ODM (www.portalodm.com.br), que apresenta e analisa os indicadores dos ODM de todos os estados e municípios brasileiros. Em 2006, com a criação do Movimento Nós Podemos Paraná e, consequentemente, do Nós Podemos Campos Gerais, foi possível mobilizar os três setores da sociedade em prol dos ODM.

Saiba mais em: www.nospodemosparana.org.br

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692