Saúde - 11/05/2015

Painel debate mortalidade materna em Curitiba e no Paraná

Ação é uma iniciativa do Sesi no Paraná com o apoio do Movimento Nós Podemos Paraná

 O Sesi no Paraná, por meio do Movimento Nós Podemos Paraná, realizará amanhã (12), em Curitiba, um painel sobre o Objetivo de Desenvolvimento do Milênio 5 – Melhorar a Saúde da Gestante, no auditório 1 da Escola de Gestão (Av. Comendador Franco, 1341). O objetivo é apresentar e analisar alguns indicadores, causas e determinantes da mortalidade materna no Paraná e em Curitiba, além de incentivar a participação do poder público, iniciativa privada e terceiro setor da sociedade em ações que possam contribuir para a redução da mortalidade materna.

 O painel contará com a participação de representantes do colegiado que coordena o Comitê Estadual de Prevenção a Mortalidade Materna, Vânia Muniz Nequer Soares e Eliana Carzino; e da médica ginecologista responsável pela vigilância dos óbitos maternos da Secretaria Municipal de Saúde, Regina Piazetta.

A meta para do ODM 5 é “ reduzir em ¾ a mortalidade materna”.  Segundo os dados do Portal ODM (www.portalodm.com.br), o Paraná, em  1996, apresentou taxa de mortalidade materna de 57,5 óbitos a cada 100 mil nascidos vivos, passando para 39,8 óbitos em 2013.  Mesmo ocorrendo a redução da mortalidade materna, o Paraná atingiu apenas 41,1% da meta estabelecida . Em Curitiba, 53,3% da meta do ODM 5 foi alcançada.

Importante ter como referência, quando fala-se em mortalidade materna, é que a taxa máxima de mortalidade materna recomendada pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS) é de 20 casos a cada 100 mil nascidos vivos. A meta estabelecida para o Brasil é de 35 casos.

ODM

Os ODM foram definidos em 2000, durante a Reunião de Cúpula da ONU, onde líderes de 189 países assinaram um pacto para eliminar a fome e extrema pobreza até 2015. São oito objetivos que abrangem as áreas de geração de renda, educação, gênero, saúde e meio ambiente.

 A proposta de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) será aprovada em setembro, deste ano, na reunião de Cúpula da ONU, em Nova Iorque.  Os ODS irão abranger as áreas de sustentabilidade econômica, ambiental, justiça e paz, parcerias globais, além da geração de renda, educação, saúde e gênero.

Mais informações: (41) 3271 7523

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692