Mobilização - 02/10/2014

Curso de Formação para Lideranças Comunitárias incentiva participação social

Participantes também realizarão Feira de Boas Práticas para compartilhar experiências

As comunidades de Itaperuçu e Rio Branco do Sul participaram nos dias 23 e 24 de setembro do primeiro módulo do Curso de Formação para Lideranças Comunitárias, realizado pelo Instituto Votorantim em parceria com o Sesi Indústria e Sociedade e a Igreja São Pedro Apóstolo. A ação visa potencializar os ideais de transformação na comunidade, incentivando o planejamento de novas ações de desenvolvimento.

O Curso de Formação para Lideranças Comunitárias é dividido em três módulos, trabalhando em cada um os conteúdos de organização social, desenvolvimento do ser social e formação de lideranças cidadãs. Para Ezilda Furquim, empresária local, o primeiro encontro foi importante para que os participantes pudessem entender as funções que o governo exerce e também os deveres da população. “O conteúdo é muito bom, foi muito proveitoso. Entendemos como funciona a estrutura de uma organização social e também pensamos em problemas e soluções para a região”, afirma.

clique para ampliar>clique para ampliarA ação visa potencializar os ideais de transformação na comunidade (Foto: Fernanda Favoratto)

Para Fernanda Favoratto, articuladora do Sesi Indústria e Sociedade, o curso é uma forma de incentivar a comunidade a trabalhar pelo desenvolvimento social. “A capacitação é o início de um caminho que será construído coletivamente com base nas experiências dos participantes e visando o amadurecimento de cada um enquanto ser social. É o momento para fazer as lideranças comunitárias despertarem e enxergarem que juntos, e com atitudes muito simples, são fortes e capazes de promover o desenvolvimento local”, explica.

Os participantes também irão realizar uma Feira de Boas Práticas, possibilitando o compartilhamento de experiências entre a comunidade. “É importante que as pessoas participem, opinem e digam o que pensam, pois isso garante que a comunidade tenha voz e seja ouvida. Esse é o caminho para o desenvolvimento. Não podemos ficar parados e cada um de nós está fazendo sua parte. Não estamos aqui para resolver os problemas da comunidade, mas ajudar na viabilidade de alguns projetos”, explica Mário Fontoura, Diretor de Operações Sul na Votorantin Cimentos. A Feira acontecerá no dia 25 de outubro.

Próximos encontros:

Módulo II – 23 e 24 de outubro

Feira de Boas Práticas – 25 de outubro

Módulo III – 04 e 05 de dezembro

Deixe seu comentário





Site Seu blog ou página pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
2. São um espaço para troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.

 Aceito receber comunicação da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692