Ensino - 10/09/2014

Semana Municipal da Juventude promove educašŃo transformadora

Encerramento da ašŃo em Paranaguß trouxe n˙meros substanciais para avaliar o resultado e continuidade da proposta da oficina de M˙sica Eletr˘nica

Durante a Semana da Juventude, realizada nos dias 13 e 14 de agosto, em Paranaguá, foram realizadas as Oficinas de Música Eletrônica para os jovens do município. A ação, que foi uma parceria entre o Sesi Indústria e Sociedade, a Secretaria de Assistência Social, a Yellow Dj Academy e o Movimento Nós Podemos Paranaguá, teve o objetivo de associar o conteúdo trabalhado dentro de sala de aula com música eletrônica. As oficinas foram aplicadas para aproximadamente 50 jovens dos nos Colégios Zilah S. Batista, José Bonifácio, Dídio Viana e Maria L. R. Morozowski.

clique para ampliar>clique para ampliarAção foi realizada em parceria com a Secretaria de Assistência Social (Foto: Divulgação)

Os jovens de Paranaguá perceberam que a música eletrônica pode representar diversas outras coisas além do entretenimento. Conteúdos de matemática, sociologia, história e inglês foram trabalhados dentro da música, despertando o interesse dos alunos. “Foi muito interessante, principalmente por ser um tema novo e diferente. Os jovens enxergaram a música eletrônica de uma forma diferenciada, entendendo como se constrói”, explica Gustavo Sampaio, coordenador do Movimento Nós Podemos Paranaguá.

No dia 15 de agosto aconteceu a cerimônia de encerramento da ação, reunindo todos os participantes. Durante o evento foram realizadas apresentações da banda Ruach Kadosh, grupo Fênix e do DJ John, o qual foi responsável pelas oficinas. “Foi uma proposta estruturada que conta com olhar apurado para as formas de inovação para educação transformadora. É nesse sentido que articulamos e realizamos as oficinas de Música Eletrônica”, afirma o articulador do Sesi Indústria e Sociedade, João Rocha Loures.

Para o representante da Assistência Social de Paranaguá no Conselho da Juventude, Cristiano Luz, o evento foi bastante satisfatório. “Os contatos posteriormente com os colégios participantes foram muito importantes, elogiando a iniciativa da secretaria de Ação Social por o SESI e a Yellow Dj Academy realizarem oficina. O saldo positivo é gratificante, inclusive os alunos perguntando sobre projetos e interesses sobre novas ações que envolvam a participação após as oficinas”.

Segundo a pesquisa de desempenho realizada com os participantes, 94% dos jovens acredita que faz sentido associar música eletrônica com as disciplinas escolares. A maioria dos participantes também acredita que a ação é uma forma inovadora de ensino, representando 96% dos entrevistados.

Deixe seu coment´┐Żrio

Site Seu blog ou p´┐Żgina pessoal

1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr´┐Żtica do debate respons´┐Żvel. S´┐Żo abertos a todo tipo de opini´┐Żo. Mas n´┐Żo aceitam ofensas. Ser´┐Żo deletados coment´┐Żrios contendo insulto, difama´┐Ż´┐Żo ou manifesta´┐Ż´┐Żes de ´┐Żdio e preconceito;
2. S´┐Żo um espa´┐Żo para troca de id´┐Żias, e todo leitor deve se sentir ´┐Ż vontade para expressar a sua. N´┐Żo ser´┐Żo tolerados ataques pessoais, amea´┐Żas, exposi´┐Ż´┐Żo da privacidade alheia, persegui´┐Ż´┐Żes (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment´┐Żrios e pelo impacto por ele causado; informa´┐Ż´┐Żes equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss´┐Żes transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n´┐Żo se disp´┐Żem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n´┐Żo se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg´┐Żncias, que acreditamos pr´┐Żprias de qualquer debate de id´┐Żias.

Aceito receber comunica´┐Ż´┐Żo da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nˇs Podemos Paranß - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim BotÔnico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692