Conscientização - 10/07/2014

Semana Comunitária de Ilha Rasa promove reflexão ambiental

Evento, além de unir a comunidade, trabalhou o reaproveitamento de resíduos

A Semana Comunitária de Ilha Rasa promoveu a reflexão e conscientização ambiental entre os moradores da localidade. O evento, que aconteceu entre os dias 28 de junho e 2 de julho, contou com oficinas e palestras sobre reaproveitamento de resíduos, além de atividades recreativas para as crianças. A ideia da ação, que foi realizada pelo Sesi Indústria e Sociedade, em parceria com a Primeira Igreja Batista (PIB), e está utilizando a metodologia do Arranjo Educativo Local, é promover o fortalecimento dos laços afetivos na comunidade, realizando abordagens educativas e de desenvolvimento social.

clique para ampliar>clique para ampliarOficina ensinou aos moradores como reaproveitar casca de camarão (Foto: Fernanda Favoratto)

A Semana Comunitária foi idealizada pelos próprios moradores da região, sendo uma forma de empoderamento da comunidade e também um espaço de conhecimento e reflexão sobre cuidados com o meio ambiente. A realização do evento faz parte da segunda etapa da metodologia dos Arranjos Educativos Locais (Fortalecimento de laços), que está sendo realizada com a comunidade desde o ano passado. Temas como “Gestão responsável dos resíduos sólidos”, “Reaproveitamento de óleo de cozinha”, “Reaproveitamento do pescado e da casca de camarão” e “Reaproveitamento de caixas de leite” foram trabalhados com os participantes do evento.

A palestra de abertura do evento teve o objetivo de relacionar o gerenciamento de resíduos com a qualidade de vida da população. Para a articuladora do Sesi, Marcela Ruske, que ministrou a palestra, os participantes perceberam a importância do cuidado com o meio ambiente. “Eles se interessaram bastante e perceberam que atitudes que dependem apenas do indivíduo, e também da comunidade, contribuem bastante para o meio ambiente e para a qualidade de vida de todos”, explica. Durante a palestra os participantes refletiram sobre os benefícios de realizar o gerenciamento de resíduos e também sobre os perigos de não reaproveitar, ocasionando doenças e problemas ambientais.

A engenheira química Evildia Bassi ministrou a Oficina de Reaproveitamento do Pescado e da Casca de Camarão, que aconteceu no segundo dia do evento. Para a engenheira, o evento impactou positivamente na comunidade. “Fiquei muito feliz ao ver o interesse de todos, muitos não sabiam o que fazer com os resíduos. Passei algumas receitas durante a oficina, alguns participantes já fizeram em casa no mesmo dia”, explica. Após a realização da oficina, os participantes pediram orientação para o reaproveitamento de outros tipos de resíduo. “Foi muito positivo, pois eles me pediram para ensinar como reaproveitar resíduos como a casca de ostra, o interesse foi grande”, afirma.

A Semana Comunitária de Ilha Rasa promoveu um espaço de interação entre os moradores, contribuindo para o fortalecimento de laços, além de orientar os participantes sobre os cuidados necessários com o meio ambiente. "Fiquei muito feliz com o evento, atingiu as expectativas do público e trouxe bastante conhecimento. Os moradores perceberam que podem tirar bastante proveito do que antes era visto apenas como lixo”, conclui Evildia.

Deixe seu comentário





Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692