Colegiado - 10/04/2014

Entidades se reúnem para discutir como atingir os 8 Objetivos do Milênio

Na manhã do dia 8 de abril, o colegiado de Francisco Beltrão se reuniu no Colégio Estadual Mário de Andrade, onde discutiu o que pode fazer para atingir as metas do milênio, formuladas pela Organização das Nações Unidas (ONU) e mais conhecidos no Brasil como “Oito Jeitos de Mudar o Mundo”. O objetivo do encontro foi unir as entidades e ter uma agenda de trabalho comum a todas.

De acordo com Graziela Pilati, da Fiep, o Paraná, e o Brasil agora, têm trabalhado forte para cumprir as metas para 2015. Em 2000, a ONU analisou os maiores problemas mundiais e estabeleceu os “Oito Jeitos de Mudar o Mundo”, que devem ser atingidos até o ano que vem. Os objetivos são: acabar com a fome; educação básica e de qualidade para todos; igualdade entre os sexos e valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a Aids, a malária e outras doenças; qualidade vida e respeito ao meio ambiente e todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

clique para ampliar>clique para ampliarColegiado se reunião para pensar em ações em prol dos ODM (Foto: Divulgação)

Junto com o Brasil, são 192 países que estão trabalhando para cumprir a meta. “O Brasil tem sido referência e o Paraná já foi até a ONU apresentar o que temos feito”, diz Graziela. Da reunião de ontem, o grupo decidiu realizar um próximo encontro no dia 28 de abril e promover um grande evento, um Seminário Regional para discutir as propostas. O seminário deve acontecer durante a Semana Nacional de Cidadania e Solidariedade.

A professora Eliza Baggio, do Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos Novos Horizontes (Ceebja), conta que dentro da Penitenciária Estadual foi criado o Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos, mas tem o objetivo de atuar fora da unidade junto com a sociedade. “Já realizamos parceria com o Colégio Estadual Tancredo Neves, onde desenvolvemos uma cartilha de álcool e drogas. Também fizemos palestras falando sobre o direito das pessoas e a fim de sensibilizar sobre a importância da liberdade”, citou Eliza.

O agente penitenciário Francisco Correa comenta que levaram em conta a importância da municipalização dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio e para o segundo semestre será verificada a possibilidade de realizar um seminário em parceria com a Amsop. “Ficou acertada ainda uma campanha dentro do polo da Unopar para arrecadar livros para o projeto de ‘Remição pelo Estudo Através da Leitura’ e acertada a parceria do Sesi de Beltrão com o Comitê de Educação em Direitos Humanos para divulgação para realização de ações em prol dos Objetivos do Milênio”, relatou Francisco.

As entidades que fazem parte do colegiado são: Patronato Municipal, Ceebja - Novos Horizontes, Grupo de Teatro Théspis, acadêmicos da Unopar, Secretaria Municipal de Cultura de Pinhal de São Bento, Polícia Militar, agentes penitenciários, Comitê de Educação e Direitos Humanos, Sesi e Fiep.

Fonte: Jornal de Beltrão

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692