Círculos de diálogo

Programação completa

O Movimento Nós Podemos Paraná, articulado pelo Sesi/PR, realiza Círculos de Diálogo, que são encontros envolvendo os três setores da sociedade para incentivar o trabalho voluntário transformador, a cidadania, a solidariedade, o empreendedorismo, a cooperação e ações voltadas ao alcance dos ODM. Com isso, pretende-se potencializar e sustentar ações de promoção da qualidade de vida e do desenvolvimento local sustentável, com a participação da sociedade civil, indústrias, empresas, governos, comunidade acadêmica, líderes, especialistas e interessados comprometidos com a melhoria de suas comunidades. Desde 2006, este trabalho é realizado em parceria com o Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial - CPCE, Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade - Orbis, indústrias locais e prefeituras, além do apoio da United Nations Volunteers - UNV/ONU, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD.

Os Círculos de Diálogo se utilizam de metodologia baseada na Investigação Apreciativa, cujo foco principal é o diálogo positivo, visando traçar um plano de ação voltado para as prioridades da comunidade. Os participantes são distribuídos em mesas de diálogo, compostas, preferencialmente, com representantes dos três setores da sociedade, permitindo a troca de experiências e a efetiva contribuição que cada setor pode oferecer. O produto final desta atividade, com duração média de 4 horas, é a formação de um núcleo "Nós Podemos", que será responsável pela articulação de projetos e ações que promovam os ODM no município.

Podem, também, ser realizados Círculos de Diálogo com grupos interessados em temas específicos, tais como: saúde, educação, gênero, meio ambiente, entre outros; podem, ainda, ser realizados em empresas, indústrias, universidades, colégios e sindicatos, de forma a possibilitar sua atuação nas áreas de interesse e direcionar o trabalho em prol dos ODM.

Pelos resultados alcançados, o MNCS/Nós Podemos Paraná prestou sua colaboração à Secretaria Executiva do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, realizando Círculos de Diálogo em 20 estados do Brasil, com a finalidade de implantar e fortalecer os núcleos estaduais do Nós Podemos, os quais têm a missão de expandir essas ações para todos os municípios. Pela sua facilidade e flexibilidade, a metodologia que inclui os Círculos de Diálogo pode ser considerada uma Tecnologia Social e, como tal, reaplicada com sucesso em processos de mobilização social.

 Resultados quantitativos até 2013:

718 Círculos de Diálogo realizados desde 2006;

41.663 - Participantes;

599 - Municípios*.

*A atividade foi realizada mais de uma vez em alguns municípios

 Exemplos de Resultados qualitativos:

 - Sabáudia - A partir do Círculo de Diálogo foi formado o Nós Podemos Sabáudia e o grupo trabalhou, durante a implantação da coleta seletiva de lixo, na sensibilização dos moradores com o objetivo de incentivá-los a separar o lixo e contribuir para o alcance do ODM 7 (Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente).

- Iretama - Após a formação do Nós Podemos Iretama o grupo buscou parceiros locais para realizar a limpeza do único parque do município e o plantio de 60 mudas. Após esta ação, a comunidade local se sensibilizou e o parque continua sendo um espaço limpo e utilizado pela população para a prática de esportes e recreação.

- Cianorte - Após o Círculo de Diálogo, alunas do Colégio Sesi decidiram participar de uma oficina de artesanato e estão agora ensinando mulheres da comunidade a realizar trabalhos manuais, oportunizando assim uma ocupação e geração de renda.

- Curitiba - A Unibrasil, como resultado da participação em um Círculo de Diálogo, estimula que os alunos escolham um dos ODM para trabalhar nas comunidades nos projetos de extensão.

- São Pedro Ivaí - Na indústria Renuka Vale do Ivaí, como resultado da participação em um Círculo de Diálogo, desde a integração os colaboradores são informados sobre o que são os ODM e como podem colaborar. Em todas as ações são divulgados os ícones dos ODM e a Renuka, em parceria com o poder público, possui um Centro de Aprendizagem de Inclusão Social (CAIS) que realiza diversas atividades educativas e culturais para crianças e adolescentes do município.

- Mandaguari - A indústria Romagnole realizou dois Círculos de Diálogo, com 70 colaboradoras, com o objetivo de implantar o Espaço Mulher Romagnole para realizar ações de promovam a igualdade de gênero.

 Círculos Locais de Trabalho para o Desenvolvimento Integrado

Grupo de pessoas composto por diferentes atores sociais, engajados em cada município, com o papel de organizar os diálogos locais; ajudar a estabelecer metas de alcance factíveis, priorizar ações e projetos, definir um plano de implementação e monitorar a evolução local do programa.

Círculos de Conhecimento

Grupo composto por pessoas pertencentes aos diferentes grupos sociais, com o papel de analisar oportunidades locais e identificar potenciais projetos e ações a serem apresentados nos Fóruns Locais.

Resultados de 2006 a 2009

Resultados 2010

Resultados 2011

Resultados 2012

A implementação de um empreendimento dessa natureza depende da iniciativa das lideranças e da articulação da sociedade; a disposição dos empresários e a vontade política são também decisivos para a obtenção de resultados efetivos.

Neste contexto, é determinante a articulação e realização de ações conjuntas entre o sistema produtivo com as diversas instituições paranaenses para que juntos possam atingir as metas do milênio e fazer do Paraná um Estado melhor para se viver.

Certifique-se de que seu município irá alcançar os ODM até 2015. Mobilize-se. A palavra de ordem é AÇÃO.

Círculos de Diálogo  2012

Tema: "Disseminando a Cultura de Paz" - ODM 8

Objetivos:

- Refletir sobre a importância e efeito da cultura de Paz;

- Dialogar sobre a violência, discriminação, prevenção das drogas propondo soluções;

- Valorizar a vida e a saúde;

- Desenvolver processos educativos e socializadores nas escolas, incluindo a família fomentando reflexões sobre a Paz.

Os Círculos de Diálogo pela Cultura de Paz devem abrir espaço para a realização de atividades posteriores, como: a Feira da Paz; Mostras de Projetos; Círculos de Diálogo entre Pais e Filhos; Oficinas de Cooperação; Olimpíadas de Jogos Cooperativos; Caminhada pela Paz, sendo estas, ações que privilegiem a convivência, a troca, a cooperação entre as pessoas.        

 

 

  • Páginas:  1
  • |
  • 2
  • |
  • 3
  • |
  • 4
  • |
  • 5
  • |
  • 6
  • |
  • 7

Comentários - Deixe seu comentário

por chelsie anayas - Quinta-feira, 21 de Setembro de 2017 - 05:30:35 - Comentar

I would be happy if you could help us. I hope my site will be Google accepted and put it ahead so that I can grow and hope that it will come to me.
dumb ways to die
fireboy and watergirl 4


por HP Printer Support - Quarta-feira, 13 de Setembro de 2017 - 03:26:31 - Comentar

That's really awesome blog because i found there lot of valuable Information and i am very glad that you share this blog with us.
HP Printer Support Number
hp support
hp helpline number
hp printer customer support
HP Printer Support Number
hp printer customer service number
hp support number
HP Printer Tech Support
Hp printer helpline number
hp help number


por AVG Help Number - Quarta-feira, 06 de Setembro de 2017 - 22:03:07 - Comentar

Contact AVG Customer Support Number to get instant help for AVG Antivirus. We provide online technical support for AVG Antivirus.


AVG Help Number
AVG Support Number
AVG Help Support Number
AVG Customer Support Number
AVG Customer Service Number
AVG Technical Support Number
AVG Tech Support Number
AVG Toll Free Number
AVG Support Phone Number
AVG Support Number


por AVG Help Number - Quarta-feira, 06 de Setembro de 2017 - 22:00:37 - Comentar

Contact AVG Customer Support Number to get instant help for AVG Antivirus. We provide online technical support for AVG Antivirus.


AVG Help Number
AVG Support Number
AVG Help Support Number
AVG Customer Support Number
AVG Customer Service Number
AVG Technical Support Number
AVG Tech Support Number
AVG Toll Free Number
AVG Support Phone Number
AVG Support Number


Deixe seu comentário





Site Seu blog ou página pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
2. São um espaço para troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.

 Aceito receber comunicação da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692