Oficinas de Capacitação

Programação completa

As oficinas de capacitação servem como apoio aos projetos, programas, ações e iniciativas locais em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. São oferecidas pelo Movimento Nós Podemos Paraná através dos Núcleos Locais de Trabalho contando com o apoio de organizações locais que auxiliam na cessão de local, equipamento, alimentação, divulgação,etc.

Conheça as oficinas do Movimento Nós Podemos Paraná.

 Oficina de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos

O Nós Podemos Paraná oferece a Oficina de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos aos núcleos Nós Podemos municipais. Está destinada a colaboradores de indústrias, prefeituras, instituições de ensino e ONG, que realizam ações e projetos para o alcance dos ODM.

A proposta desta oficina é promover, por meio de metodologia participativa, a prática da elaboração de projetos destinados à captação de recursos, identificando as características das fontes de financiamento não reembolsáveis públicas e privadas, com foco no desenvolvimento local sustentável.

 Resultados quantitativos até 2013:

182 - Oficinas desde 2006;

4.601 - participantes

159 - municípios

Resultados qualitativos:

 - Ponta Grossa - A partir da realização da oficina, um grupo de mulheres decidiu formar uma cooperativa para produzir bolsas a partir de materiais recicláveis como ráfia e lona. Nasceu então o projeto "Sacolona" que gera renda para cerca de 60 mulheres.

 - Santa Lúcia - A partir da oficina, um grupo de professoras da secretaria de educação elaborou um projeto e captou mais de 12 mil livros da Fundação Itaú Social que foram destinados à biblioteca do município e escolas municipais.

 - Guaraqueçaba - A partir da oficina, grupo de artesãos de Guaraqueçaba submeteu projeto em edital da ELETROSUL e conseguiu captar recursos para atividades em prol do desenvolvimento sustentável.

 - Pontal do Paraná - A partir da realização da oficina, bem como informações dos editais vigentes no site do Movimento, a Provopar que participa do Nós Podemos Pontal do Paraná submeteu e captou recurso do edital HSBC Solidariedade.

 Cartilha para elaboração de Projetos

Apresentação Oficina Elaboração de Projetos

Roteiro para elaboração de projetos

Depoimentos


Oficina de Mobilização de Recursos

A "Oficina de Mobilização de Recursos" tem carga horária de 4 horas e apresenta os seguintes temas: Mobilização de Recursos: conceitos e integração do diálogo; Mobilização de Recursos: "tipos e formas" e Fontes de Financiamento Não Reembolsáveis


Apresentação

Programação completa


Oficina Aprendendo a Empreender

Esta oficina tem como objetivo promover o empreendedorismo com base na cooperação, a partir da valorização dos esforços individuais e coletivos e da sensibilização de pessoas para o pensamento e comportamento cooperativo, impactando de maneira positiva nos resultados obtidos em empreendimentos cooperativos.

Programação completa

 

           



 

 

Oficina de Elaboração de Inventário Ambiental

 

A proposta desta oficina é levar noções básicas sobre técnicas, princípios e conceitos de preservação e conservação do Meio Ambiente, por meio de metodologias inovadoras e, da relação com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), oferecer ferramentas para estratégias de desenvolvimento sustentável, capazes de orientar ações transformadoras, além de pensar os desafios socioambientais a partir do conhecimento técnico socioambiental e da interação e conhecimento local.

Programação completa

 

 

Coment�rios - Deixe seu coment�rio

por Ana miranda - Sábado, 26 de Outubro de 2013 - 22:50:00 - Comentar

QUERO SABER SE É POSSIVEL VOCÊS FAZEREM ESSAS OFICINAS ÉM PORTO AMAZONAS,E QUAL O CUSTO?


por SIDNEI JUSTINIANO DA SILVA - Sexta-feira, 26 de Outubro de 2012 - 11:13:47 - Comentar

Oi como fazer para trazewr essa oficina para o municipio de Rancho Alegre, possui algum custo.


Respondendo respondendo SIDNEI JUSTINIANO DA SILVA
por Equipe ODM - Sexta-feira, 09 de Novembro de 2012 - 08:09:26 - Comentar

Olá Sidnei. Entraremos em contato para acertar uma data. Obrigada. Cordialmente.


Deixe seu comentário





Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692