Histórico da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade

A Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade foi criada no dia 9 de agosto de 2004 para lembrar o trabalho realizado pelo Betinho e a sua morte. Nesta ocasião, foi criado o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. No Paraná, as ações são mobilizadas pelo Movimento Nós Podemos Paraná.

Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade 2015
Os 11 núcleos regionais ODM estão programando as suas ações para a semana de 02 a 09 de agosto. O núcleo ODM de Curitiba e RMC realizará uma ação para o encerramento da semana, no dia 08 de agosto, no Portal do Futuro no Bairro Novo (Rua Marcolina Caetana Chaves, 150). Serviços, divulgação de iniciativas, atividades recreativas e culturais farão parte da programação que acontecerá das 10h às 17h.
Programação

Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade 2014
As atividades serão organizadas durante a semana de 02 a 09 de agosto em diversos municípios do estado. Em Curitiba, o colegiado do Movimento Nós Podemos Paraná está organizando a abertura do evento, no dia 02 de agosto, a partir das 9h, na Praça Rui Barbosa. Diversos serviços e atividades culturais farão parte da programação.
Confira a programação!

Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade 2013
Em 2013, a Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, aconteu de 4 às 10 de agosto, os integrantes do Colegiado do Nós Podemos Paraná organizou diversas ações em prol da Semana durante o mês e no dia 3 de agosto, aconteceu um ato de divulgação da semana na Boca Maldita em Curitiba. 

Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade 2012
Em 2012, a Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, aconteceram 45 ações e envolveram 3.104 pessoas em 26 municípios. Aconteceu também, em Curitiba, a palestra "Os Jovens e o Exercício da Cidadania" de Jairo Bouer que contou com a presença de mais de mil adolescentes. 

Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade 2011
Em 2011 a Semana Nacional Pela Cidadania E Solidariedade, aconteceu de 7 a 13 de agosto. Muitas cidades do Paraná promoveram ações em prol dos ODM, nestes dias. Em Curitiba, por exemplo, foi realizada a distribuição do laço amarelo - uma campanha de conscientização surgida em uma das reuniões de planejamento - como forma de atenção a violência. As instituições e empresas presentes também puderam oferecer informações sobre o seu trabalho e projetos.

Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade 2010
Em 2010, a Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade aconteceu junto com o 3º Congresso Nós Podemos Paraná. 

Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade 2009
Em 2009, a Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade aconteceu entre os dias 9 a 15 de agosto e contou com palestras sobre cidadania e os ODM, como a palestra “Os Jovens e o Exercício da Cidadania" com Jairo Bouer e o seminário “Saúde e Cidadania, Ações e Intervenções.”

Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade 2008
Na Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade de 2008, aconteceu a 7ª Mostra de Ação Voluntaria e o 1º Congresso Nós Podemos Paraná, no Cietep, em Curitiba.

Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade 2007
Na semana de 2007, (05 a 11 de agosto) o Movimento Nós Podemos Paraná sensibilizou e mobilizou a sociedade e principalmente os jovens a desenvolver ações de Cidadania e Solidariedade durante semana. Tivemos a palestra “A força contagiante da superação” com Pauê, o único surfista bi amputado do mundo, no dia 09 de agosto 2007. Ele sofreu um grave acidente de trem e perdeu suas duas pernas. Isso o colocou numa situação de optar entre “morrer“ ou enfrentar as duras barreiras da vida e superar esses limites.

Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade 2006
No ano de 2006, Movimento Nós Podemos Paraná com o apoio de diversos parceiros, participou pela primeira vez da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade. O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, participou da abertura do encontro, no dia 8 de agosto, em Curitiba, e falou sobre responsabilidade social nas organizações. Além dos diálogos com instituições religiosas, de ensino superior, entidades sociais, secretarias e empresas. Também foram oferecidos cursos aos participantes durante a semana, como o de Gestão e Monitoramento de Projetos Sociais, realizado pelo Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis). Na abertura, foi lançado o cartão telefônico dos 8 ODM pela Brasil Telecom, comercializado em todo estado no ano de 2006.

 

 

 

 

 

 

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692