03/11/2016

ll Ciclo de Estudos aborda o ODS 11

Evento realizado na PUCPR contou com a presença de 70 participantes.

No dia 31 de outubro (segunda-feira) aconteceu o sétimo encontro do ll Ciclo de Estudos sobre os ODS na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. O encontro teve como temática o ODS 11 – Tornar cidades e comunidades sustentáveis. No Auditório John Henry Newman, houve um público de 70 pessoas, divididos entre professores, alunos e funcionários. A diversidade de visões e conhecimentos sobre o assunto abordado foi um dos destaques da noite.

O encontro iniciou-se pela Pesquisadora da RMIT Royal Melbourne Institute of Technology, e diretora do Programa de Cidades do Pacto Global da ONU, Elizabeth Ryan fazendo uma análise sobre a temática, ressaltando os principais fatores que devem ser levados em consideração para o desenvolvimento das cidades e comunidades, tornando-as mais igualitárias, seguras e prósperas.

Em seguida, Diva Irene da Paz Vieira apresentou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para o público presente, ressaltando as principais visões e metas dos ODS.

Logo após, foram convidados a subir ao palco para a mesa redonda, Elizabeth Ryan, Jimena Grignani, Clovis Ultramani, Fabiana Andreolli e Ubiratã Tortato, mediador do debate. Com a troca de informações e análises, a Assessora da Rede Marista de Solidariedade, Jimena Grignani ressaltou a importância de se haver cidades éticas com enfoque nos direitos humanos da criança e do adolescente, para que assim haja mais direitos e ocorra um maior desenvolvimento das cidades. Para ela, é direito as crianças terem acesso as políticas públicas.

Posteriormente, com perguntas do público, Fabiana Andreolli relatou o fato da sociedade ter que iniciar por si mesma, as ações pela diminuição do desperdício existente nas grandes metrópoles espalhadas pelo mundo. E Clóvis Ultramani complementou que a sociedade tem sim o conhecimento, mas o grande problema, é a forma de se aplicar esse grande conhecimento.

Por fim, Ubiratã Tortato agradeceu a participação do público presente e finalizou o encontro.

O evento é uma realização do Sesi Paraná e contou com as parcerias da PUCPR, Cifal Curitiba e Celepar, que transmitiu via internet ao vivo o Ciclo de Estudos para todo o Brasil.

O último encontro no ano será realizado no dia 08 de novembro, no Campus da Industria, juntamente com a Reunião do Núcleo ODS.

clique para ampliarclique para ampliarMesa redonda mediada por Ubiratã Tortato (Foto: Renan Brito)
Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692