30/09/2016

ll Ciclo de Estudos aborda o ODS 6

O encontro ocorrido na UFPR, abordou o tema da disponibilidade e o manejo sustentável da água.
clique para ampliarclique
            para ampliarMesa redonda mediada por Sancler Honorato Santos (Foto: Renan Brito)

 

    O sexto encontro do Ciclo de Estudos dos ODS, ocorreu no dia 27 de setembro, no Campus Jardim Botânico da UFPR, para discutir a Disponibilidade e o manejo sustentável da água. No auditório estavam presentes cerca de 200 doutores, professores e estudantes, prestigiando a troca de informações sobre um tema tão importante para a nossa sociedade atual, o ODS 6.

   O encontro ficou marcado pela grande gama de conhecimento transmitido pelos palestrantes, onde a professora  Ana Paula Mussi Cherobim deu as boas-vindas ao público presente. Logo após, Yara Prates Kenappe apresentou os indicadores relacionados ao ODS 6.

    Em seguida, o primeiro a ter a palavra foi o Prof. Dr. Frederico Fonseca da Silva, em que ressaltou a importância da redução do desperdício de água. Fonseca enfatizou diversas vezes o alto número de desperdício de água que existem atualmente, e afirmou: “Nós somos nojentos com a água. Se uma pessoa te dá uma água limpa para beber, você bebe. Se a pessoa e outras 10 lavam a mão com a mesma água limpa, você não a bebe depois”.

    Após sua palavra, foi a vez do Dr. Nelton Miguel Friedrich, onde intensificou o desejo de redução no desperdício na água frequente existente e alertou a população a dar mais atenção aos ODS. Dra. Melissa Cachone Rodrigues e Dr. Edson Luiz Peters finalizaram o período de palestras, mostrando o trabalho do Ministério Público na área ambiental.

    Finalizando o encontro, Sancler Honorato Santos, Promotor de Justiça do Ministério Público do Paraná, realizou a mediação da mesa redonda, com visões compartilhadas dos palestrantes e questionamentos do público que estava presente no auditório e das 196 pessoas que acompanhavam pela internet, com a transmissão da Celepar. Durante a troca de informações, Dr. Nelton Miguel Friedrich ressaltou “É importante reconhecermos e premiarmos as pessoas que estão cumprindo o papel de preservar o meio ambiente. Estimular mais pessoas a seguirem esses mesmos passos.”

    O evento é uma realização do Sesi Paraná e contou com as parcerias da UFPR, Cifal Curitiba e Celepar, que transmitiu via internet ao vivo o Ciclo de Estudos para todo o Brasil.

    O sétimo encontro do Ciclo de Estudos acontecerá no dia 31 de outubro na PUCPR, abordando a temática do ODS 11 – Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros e resilientes e sustentáveis. 

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692