Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Boas Práticas02/10/2013 - Atualizado em 11/03/2015

Programa Corporativo de Acessibilidade


Objetivo

Tornar a Copel uma empresa acessível as pessoas com deficiência


Descrição

O Programa Corporativo de Acessibilidade trabalha em cinco dimensões: Arquitetônica, Atitudinal, Comunicacional e Urbanística, propondo adaptações que atendam tanto aos clientes externos, quanto aos funcionários que possuam algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida.


Início do projeto: 2007


Resultados/benefícios gerados

Acessibilidade Arquitetônica, responsável pelas adequações no mobiliário e imobiliário da empresa. Em 2012 a Copel alcançou a marca de 80% das agências e postos de atendimento adaptadas arquitetonicamente. Para os prédios administrativos foram contratados projetos arquitetônicos, que já estão em fase de planejamento para execução nos próximos exercícios, sendo que algumas obras já foram realizadas. Também são realizadas adequações especiais no mobiliário interno de acordo com a necessidade específica de cada empregado.

Acessibilidade Atitudinal, responsável pela capacitação, disseminação e efetivação da cultura da inclusão. Desde 2007, em parceria com o CREA-PR, vem sendo promovidos vários Seminários de Acessibilidade. Até 2012, mais de 2000 pessoas, entre empregados e contratados, já passaram pelo treinamento em diversas cidades.
Em 2013 foi lançado o programa Copel Incluisva, com a previsão para capacitação para mais 2000 empregados.

Acessibilidade Comunicacional, responsável por divulgar as ações da Companhia no âmbito da acessibilidade e por tornar os meios e sistemas de informação acessíveis às pessoas com deficiência. A internet da empresa já foi totalmente adequada para o acesso às pessoas com deficiência visual, bem como os informativos internos. O cliente cego também tem opção de solicitar a emissão de demonstrativo de fatura elétrica em Braile.

Acessibilidade Urbanística, responsável por analisar e propor soluções para questões de acessibilidade nos passeios urbanos, levantadas pelos órgãos públicos e pela comunidade, em todas as áreas de concessão da Copel. A empresa já efetuou diversos projetos de realocação de postes e demais acessórios da rede elétrica, atendendo à legislação vigente.

Para ajudar a focar melhor as próximas ações do Programa, a Copel contratou uma pesquisa de opinião inédita no setor elétrico, junto ao público com deficiência, onde foram ouvidas 600 pessoas com deficiências físicas, auditivas e visuais. Os resultados serão levados em conta no planejamento e direcionamento dos futuros projetos.
E, finalmente, a Copel tem se esmerado em oferecer as melhores oportunidades para o ingresso de pessoas com deficiência em seu quadro, ampliando a cota nos concursos e, inclusive, promovendo concurso voltado exclusivamente para esses candidatos.


 

clique para ampliar>clique para ampliarSede Copel em Dois Vizinhos (Foto: Copel)
clique para ampliar>clique para ampliarMaterial em braile (Foto: Copel)