Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




05/10/2020

CPCE JR - Webinar Juventude e as Nações Unidas

O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial articula e orienta o desenvolvimento sustentável pautado na realização de ações sociais, ambientais e de voluntariado. Um jeito inovador de pensar as organizações, levando em conta o fator econômico, o bem-estar da comunidade e contribuindo com a formação para a cidadania.

Em 2019 com a proposta de promover o engajamento juvenil, surgiu o CPCE Jr. um seguimento do Conselho de Cidadania Empresarial constituído por jovens, que desde então vem sendo capacitados e preparados para atuar enquanto agentes de transformação.

O encontro contou com a abertura do diretor geral do Cpce Rui Brandt, que buscando dar vazão ao protagonismo juvenil e ao diálogo educativo e interativo fomentou a criação do CPCE Jr e no dia primeiro de outubro realizou o webinar “Juventude e Nações Unidas”. O evento, em alusão aos 75 anos da criação da ONU tratou fundamentalmente da Agenda 2030 que trata dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável apresentados pela coordenadora do CIFAL em Curitiba, Priscila Vieira, que contextualizou sua fala a história dessa agenda aprovada em 2015  e o que ela representa.

Considerando que nos próximos 10 anos os 17 objetivos abarcados em 169 metas e 231 indicadores são um desafio global e que exige a tomada de decisão e iniciativas locais, a questão é: Até 2030 conseguiremos alcançar tais objetivos?

O palestrante Pedro Fernandes, cônsul da Dinamarca, deu ênfase a esta problemática, trazendo uma abordagem acerca do ODS 15 - Vida Terrestre, e possibilitando que os participantes pudessem refletir: Para que haja vida sobre a terra, faz-se necessário água potável e saneamento, isto é o ODS 6. Como é possível a vida na terra diante de devastadora mudança climática? Estamos falando do ODS 13. Como haverá desenvolvimento sustentável se vivemos em um sistema capitalista que traz em seu bojo a desigualdade social? O que se refere ao ODS 10. Sim, os objetivos estão correlacionados e são transversais.

São grandes desafios, mas, mesmo diante dessa realidade, existem também muitos exemplos de pessoas e jovens que decidiram inovar, aprimorar ideias e colocar a “mão na massa” para a construção de um mundo mais justo, equitativo e igualitário.

Se tratando de uma agenda global e pactuada por 193 países é importante ressaltar que as parcerias são fundamentais se queremos gerar grandes impactos positivos na sociedade, o que nos remete ao ODS 17. Sendo assim, o primeiro passo é a informação, a busca pelo conhecimento quanto aos ODS, e sobre como é a sua realidade, a realidade da sua comunidade e munícipio diante dos objetivos. Um outro passo é a implementação de ações/projetos que de alguma forma envolva a sociedade a exemplo do que tem feito o CPCE Jr., e conforme apresentaram no webinar os conselheiros João Paulo Oliveira, Matheus Falasco e Nicole Castro.

O evento contou com a participação também da conselheira Agatha da Rocha como cerimonialista, que provocou os 120 participantes com a pergunta: Qual é a sua dor? A resposta a essa pergunta será também o start para uma mudança de atitude. 

Fato é que a Agenda 2030 é um compromisso de todos, em todos os lugares e que cabe a cada um de nós fazermos a nossa parte, primeiro corrigindo erros e minimizando impacto (poluição da camada de ozônio, questões relacionadas a destinação correta de resíduos, consumo de água e de energia, desmatamento e desigualdade social) e segundo sendo parte da prevenção, nos tornando pessoas melhores (melhores consumidores, melhores profissionais, melhores pais e filhos, melhores cidadãos, melhores seres humanos).

O evento encerrou com o depoimento da conselheira Ana Margarida Taborda que se disse emocionada com o protagonismo dos jovens do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial e com essa iniciativa em promover o debate e o diálogo fortalecendo a educação para a sustentabilidade.