Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




06/08/2018

AÇÃO SOCIAL PARA IGUALDADE DAS DIFERENÇAS (ASID BRASIL)

 Metodologia de Desenvolvimento das Instituições e Centros de Atendimento Filantrópicos para Pessoas com Deficiência

Histórico

Em pesquisa realizada com instituições filantrópicas para pessoas com deficiência em várias cidades, a ASID notou que a principal carência que impede a melhoria da qualidade de atendimento e o aumento do número de vagas não é exclusiva e nem principalmente de recursos financeiros, mas de conhecimento dos seus líderes sobre como administrar uma instituição de pequeno e médio porte. Também foi constatado que em todo o país existem cerca de 60.000 pessoas com deficiência sem acesso a uma instituição para se desenvolver, e que por isso ficam em casa. A renda familiar dessas famílias e de 2 salários mínimos.

A partir dessas informações estruturamos uma metodologia baseada em diagnóstico, projeto e acompanhamento para promover as soluções necessárias às instituições. O diagnóstico consiste em mais de 100 perguntas realizadas para os líderes e fornece um mapa do que precisa mudar. O projeto é o momento de capacitações, mentorias e acompanhamento de metas que irão mudar a forma da instituição realizar suas atividades. O acompanhamento consiste em reaplicações do diagnóstico para manter a instituição assistida. Tudo isso é feito gratuitamente, pois acreditamos que todos os recursos que uma instituição recebe de convênios, doações de empresas e pessoas físicas, etc, deve ser utilizado na sua atividade.

Objetivos

100 instituições cadastradas e se desenvolvendo no portal Juntos pela Inclusão.

As instituições do portal se desenvolvam 10% ao reaplicarem o diagnóstico.

900 vagas sejam criadas ou mantidas nas instituições que fazem parte do portal.

Justificativa

Nosso grande objetivo hoje, depois de 8 anos fazendo isso, é como tornar algo que irá impactar as 4.000 instituições para pessoas com deficiência no Brasil. Por isso dentro de alguns meses lançaremos o portal "Juntos pela Inclusão", onde as instituições de qualquer lugar, a qualquer hora, terão acesso a nossa metodologia (diagnóstico, projeto e acompanhamento) - então o grande desafio é manter a qualidade do nosso trabalho no meio online, isto é, na internet.

A potencialidade é conseguir gerar um impacto em escala, alcançando as instituições com mais facilidade. Nossa proposta é profissionalizar a gestão dessas instituições para que elas possam oferecer ambientes mais qualificados e mais vagas para a sociedade. Queremos criar uma sociedade inclusiva, onde toda pessoa com deficiência esteja incluída nas rotinas sociais e desenvolvendo seu potencial. Com isso as pessoas com deficiência desenvolverão mais autonomia e independência, muitas delas que hoje não tem um lugar para desenvolver, terão. Muitos pais que hoje não podem trabalhar pois tem que cuidar de seu filho, poderão. Muitas pessoas com deficiência que não possuem consciência quanto ao potencial das PcD, possuirão.

Saiba mais: https://asidbrasil.org.br/

 

Fiep   Federação das Indústrias do Estado do Paraná   Direitos Reservados
Av. Cândido de Abreu, 200   Centro Cívico   80530-902   Curitiba   PR