23/08/2021

Cinema e os ODS

Educando na Sustentabilidade

Em 2019 o Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial do Paraná (CPCE), realizou a primeira edição do Arte que transforma, relacionando os ODS com a música.

A segunda edição 2021 do Arte que Transforma, relacionou o Cinema com os ODS. O evento é uma iniciativa do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial- CPCE, em parceria com a conselheira UniBrasil e o Sesi Cultura, levando ao público o tema proposto para os acadêmicos de psicologia.

Para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é necessário o trabalho dos governos, empresas, organizações da sociedade civil e academias, por meio do debate no Ensino e Pesquisa voltada aos objetivos sustentáveis e Projetos na Extensão Universitária, que tem aplicação em todos os setores de uma instituição de ensino, sendo que a palestra teve o viés da Psicologia.

Nesse viés, para exemplificar os ODS, o webinar  apresentou pequenos trechos de seis filmes que foram  analisados pela professora Wanda Camargo  e por Fulton Nogueira, cineasta do SESI Cultura.

A cinematografia é vasta de bons exemplos, e escolhemos filmes nas categorias:  documentário, suspense e dramas brasileiros, americanos, chineses e coreanos.  Para essa edição trouxemos os seguintes filmes: Vivendo com 1 dólar (ODS1), Garapa(ODS2), Filadélfia(ODS3), Nenhum a Menos(ODS4), Malala(ODS5) e Parasita(ODS10), fazendo as analogias as realidades em torno dos ODS.

Conforme a professora Adriane Wollmann, o evento veio ao encontro de nosso tema, com as reflexões necessárias para o entendimento dos princípios organizativos do Sistema Único de Saúde, no que se refere principalmente à Equidade, que, diferentemente da igualdade, é tratar a “desigualdade dos desiguais” e para  a Profa. Fernanda De Ferrante, as falas dinâmicas dos participantes que articularam os ODS com o cinema e temas que envolvem diretamente a psicologia, permitiu aos alunos experienciarem uma visão para além das disciplinas de Projeto Integrador que tem como base as ODS. Além da pertinente e atual relação com assuntos referentes a gênero e sexualidade, trabalhados na disciplina do 10º período do curso de Psicologia.