11/05/2021

Visita Virtual à Sanepar

Sustentabilidade na Cadeia de Valor

O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial – regional Campos Gerais em parceria com a SANEPAR, promoveu no último dia 06 de maio, a Visita Técnica Virtual à Estação de Tratamento de Água de Ponta Grossa, Durante a visita, os participantes puderam conferir dados e informações referentes ao manancial de abastecimento, sistema de produção e distribuição de água, sobre a importância do uso consciente da água e preservação dos recursos naturais. O técnico químico, Luiz Foltran e a gestora de projetos, Luciana Garcia, conduziram a apresentação no espaço da ETA, transmitindo detalhes da estação de tratamento e respondendo as dúvidas dos participantes. Para Edilaine N Oliveira, participante do encontro, comentou: “Excelente oportunidade! Visita bem conduzida, agradeço a transparência da SANEPAR em compartilhar todo o processo conosco.

A água é um recurso natural essencial para a vida e um elemento representativo de valores sociais e culturais, preservá-la é dever de cada um de nós. Os recursos hídricos, bem como os serviços a eles associados, sustentam os esforços de erradicação da pobreza, de crescimento econômico e da sustentabilidade ambiental. O acesso à água e ao saneamento importa para todos os aspectos da dignidade humana: da segurança alimentar e energética à saúde humana e ambiental. A escassez de água afeta mais de 40% da população mundial, número que deverá subir ainda mais como resultado da mudança do clima e do uso inadequado dos recursos naturais. É possível trilhar um novo caminho que nos leve à realização do ODS 6 que visa “Assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos“, por meio da cooperação, proteção às nascentes, rios e bacias e compartilhamento de tecnologias de tratamento de água.  Na abertura o diretor geral do Cpce, também presidente do SINPACEL, falou da importância da água na cadeia de produção do papel e celulose e de como a preservação desse recurso é importante para todos. A iniciativa também compôs um rol de atividades alusivas â comemoração do mês da Indústria, reconhecendo o esforço que setor vem aplicando em prol da sociedade.