09/03/2021

CPCE realiza eventos alusivos ao Dia Internacional da Mulher.

ODS5

No dia 08 de março o Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial reuniu as conselheiras seniores Ana Margarida Taborda, Erycleia Freire, Liliane Rigone e Jocéli Bogusz, como também as jovens conselheiras Agatha Rocha, Nicole Canali, Myllena Dawidowicz e Priscila Veloso, representando as gerações baby boomers, X e Z para conduzirem um importante diálogo que teve como mediadora a diretora do CPCE em Campos Gerais, Indianara Milléo, sobre um tema, uma causa, uma ideologia, sobre a “Mulher”, sobre o seu papel na sociedade e sua representatividade enquanto Humanas e Diversas, Politizadas e Protagonistas e enquanto Cientistas e Trabalhadoras.

Neste dia, instituído pela ONU em 1975 como uma data comemorativa e de reconhecimento da mulher por sua luta, posicionamento, determinação e consciência de seus direitos e deveres assim como de seus objetivos e sonhos, essas nove conselheiras puderam dar voz a fatos, reflexões e dados estatísticos sobre a atuação, sobre a importância e sobre os desafios que a mulher ainda enfrenta no século XXI.

Contando com a participação do Diretor Geral, Rui Brandt, o encontro reuniu conselheiras de Cascavel, Curitiba, Maringá e Ponta Grossa, e em mais essa ocasião o CPCE viabilizou a construção e o compartilhamento de ideias e conhecimento e se pautou no objetivo 5 da Agenda 2030 da ONU que trata justamente da questão da igualdade de gênero, dando ênfase a necessidade de eliminar todas as formas de discriminação e violência contra meninas e mulheres, assim como a necessidade do reconhecimento e valorização do trabalho e da subjetividade da mulher, da promoção da responsabilidade compartilhada nos lares e famílias, da garantia da participação plena e efetiva das mulheres na sociedade, da igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis, na vida política, econômica e pública, como também da realização de ações que concedam direitos iguais e promovam o empoderamento das mulheres.

Contextualizado em três importantes painéis, o evento ressaltou todas as conquistas alcançadas ao longo dos anos, mas também enfatizou que nenhuma vitória é fruto da concessão, mas sim da luta permanente por espaço, pelo direito de fala e pela liberdade e que essa luta não pode ser somente do universo feminino, ao contrário, precisa ser uma bandeira de todos pois, somente dessa forma avançamos rumo a uma vida digna para todos em uma sociedade justa e igualitária.

O evento terminou com a mensagem da conselheira junior, Andressa Santos, seguido do depoimento da Sra. Ana Ribas de Andrade  de 108 anos que enviou uma mensagem positiva para todas as mulheres.

Indústria e as Academias

Também em alusão ao Dia Internacional da Mulher o CPCE realizou a primeira edição do Projeto Indústria e Academias com a apresentação do case da empresa Bratac, dirigida por Renata Amano para acadêmicos da UniSantaCruz, sob a liderança da conselheira Renata Klos.

Cabe ressaltar que além de ser Diretora Regional do CPCE em Londrina e também Diretora do Conselho de Administração da Bratac, Renata é uma mulher inspiradora e em sua fala  salientou a contribuição da mulher para a sociedade e para a economia e ainda a importância do trabalho desenvolvido pelas colaboradoras em todas as áreas da indústria Bratac, como nas fases de cultivo, produção, gestão e comercialização do fio de seda, tornando esse ramo indústrial tão evidente que hoje destaca o Brasil como o único produtor de seda em escala comercial no Ocidente e o quinto no ranking mundial.

Sendo assim, pode-se dizer que o CPCE é constituido por mulheres detentoras do conhecimento, mulheres protagonistas de suas próprias histórias, mulheres que inspiram, que são agentes de desenvolvimento e transformação e que contribuem ativamente para o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável e para a construção e um mundo melhor.

Conheça mais no Portal Empoderamento  das Mulheres:  SESI

Palestras aqui.