08/12/2020

CPCE é parceiro no Congresso SESI ODS 2020

Em dezembro deste ano o Sistema Fiep realizou a 5º edição do Congresso Sesi ODS. Um importante evento que reúne indústrias, empresas, organizações da sociedade civil e instituições públicas e de ensino a fim de reconhecer as boas práticas realizadas em prol da Agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pelas organizações paranaenses.

Em um ano marcado por transformações e aprendizados num cenário de pandemia, estivemos ainda mais conectados e ainda que de forma online, nesta ocasião pudemos nos aproximar, interagir e promover reflexões sobre como pessoas e instituições podem contribuir para o alcance das metas dos ODS.

Neste contexto, o Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial teve um importante papel na realização deste evento contribuindo com a mobilização de seus conselheiros. Na programação, enquanto painelistas podemos destacar a participação da diretora regional do CPCE Londrina, Renata Amano, que é também Diretora da Fiação de Seda Bratac; da conselheira do CPCE,  da Apetit, Pâmela Manfrin; assim como a Copel, a Sanepar e a Votorantim Cimentos representada pelo conselheiro Álvaro Lorenz, sendo também Diretor Global de Sustentabilidade.

Na Mostra de Projetos, um dos momentos mais esperados da programação, também tivemos a fala inspiradora do conselheiro do CPCE, Eduardo Filho, que é Gerente da área de projetos sociais e mobilização de recursos do Grupo Hospitalar Nossa Senhora das Graças e a participação da equipe do CPCE (Emanoela Fertonani, Glaucia Wesselovicz, Pamela Bortoluzzi e Sandra  Bortot) conduzindo as salas de diálogo.

Encerrando o evento ainda tivemos o painel “Não deixar ninguém para trás” mediado pela coordenadora executiva do CPCE, Rosane Fontoura, que esteve junto ao conselheiro e também Coordenador de Relações Institucionais no Hospital Pequeno Príncipe, Rodrigo Bonfim; além da Caroline Zambão (Good Truck Brasil), do Daniel de Bonis(Fundação Lemann) e da Fabiane Franciscone (Fiep) conduzindo um importante e enriquecedor debate acerca do eixo “Pessoas” que congrega os ODS1, ODS2, ODS3, ODS4, ODS5 e ODS10.

Com relação ao ODS1 e 2 que fazem referência a questão do combate à pobreza e a fome a painelista Carolina nos trouxe a importante informação baseada no Censo 2018 de que 85 milhões de brasileiros vivem em algum nível de insegurança alimentar, ou seja, cerca de 40% da população, o que de certa forma é contraditório uma vez que o Brasil é um dos maiores produtores de alimentos no mundo.

Sobre o ODS4 “Educação de Qualidade” tivemos as falas dos painelistas Daniel e Fabiane. Em sua abordagem Daniel fez menção ao avanço que tivemos desde a concepção dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), isso porque essa primeira agenda levava em consideração somente a taxa de matrícula como indicador de alcance. Em contrapartida, os ODS trazem muitos outros indicadores que buscar mensurar/ qualificar o ensino e concluiu, com uma nota positiva, de que a pandemia embora tenha ocasionado a interrupção do processo de ensino aprendizagem e evidenciado a  dificuldade do ensino remoto também deixa um legado positivo que é o envolvimento das famílias com a educação sendo este um fator determinante e a valorização do professor. Fabiane iniciou sua fala com a reflexão de que o que faz a diferença para os alunos é o sentido, o cuidado, a escuta ativa, e experiências significativas no processo de aprendizagem. Em sua abordagem deu ênfase a educação profissional e ressaltou a qualidade da educação maiores também são as chances de inserção no mercado de trabalho e consequentemente de alta produtividade, de crescimento econômico, resultando inclusive na melhoria da saúde e qualidade de vida das famílias e contribuindo com o desenvolvimento sustentável da sociedade.

Fazendo o fechamento do debate, o painelista Rodrigo Bonfim, conselheiro do CPCE, abordou o ODS 3 que converge questões relacionadas à saúde e disse acreditar que a nossa pretensão enquanto sociedade de atingir as metas dos ODS está ameaçada devido a pandemia, isso porque a pobreza, a fome,  desigualdade e a falta de acesso igualitária à saúde estão ainda mais exacerbadas e evidentes. Também ressaltou que o Hospital Pequeno Príncipe se vê em muitos dos ODS justamente por essa transversalidade da Agenda 2030 e concluiu dizendo que todos sabemos o caminho e precisamos ter senso de urgência e responsabilidade para fazer acontecer. “Não dá para deixar ninguém para trás por uma razão. Se não vai todo mundo, não vai ninguém!”

Rosane encerrou o painel afirmando que este momento pandêmico é também uma oportunidade de mudança, já que não somos mais o que éramos antes da Covid- 19, e que estamos num momento de transição.  Utilizando-se dos 10 Rs concluiu a fala : REPENSAR nossa essência (ODS1 ODS2, ODS10); REFORMULAR as políticas públicas principalmente em relação a educação e saúde; RESOLVER a equação do índice de desenvolvimento humano - IDH (ODS3,ODS4), isto é, melhorar educação saúde e distribuição de renda; REIMAGINAR o papel da mulher na sociedade (ODS5); REDUZIR nossas pegadas hídricas, energéticas e de consumo (ODS6 OD7, ODS12); REINVENTAR novas formas de geração de renda (ODS8 ODS9); REDESENHAR nossas cidades (ODS11); REELABORAR nosso modo de interagir com o meio ambiente (ODS13, ODS14 E ODS15); RESSIGNIFICAR nossos valores de vida e ética (ODS16, ODS17);  e, finalmente, REVISAR as metas dos ODS, nossas metas corporativas relacionais a responsabilidade social, e as nossas metas pessoais, nos tornando cidadãos mais participativos e mais engajados na construção de um mundo mais justo e equitativo .

O CPCE agradece e parabeniza todas as organizações conselheiras que receberam o SELO ODS 2020 e que fazem projetos e práticas em prol do alcance dos ODS.  Segue link da lista oficial, com todos os ganhadores do Selo.