25/11/2020

ODS e as oportunidades de negócios

Conexão Sustentável CPCE
No dia 24 de novembro realizou-se a última edição do Conexão Sustentável entre a Universidade Federal do Paraná - UFPR e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, durante o VI Congresso Brasileiro em Gestão de Negócios - COBRAGEN, no qual o CPCE teve efetiva participação conduzindo o painel a “Agenda 2030 e o empreendedorismo sustentável”
A palestrante e coordenadora executiva do CPCE, Rosane Fontoura iniciou os trabalhos enaltecendo a importância da Agenda 2030  que congrega os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável para nortear políticas, projetos e práticas no sentido de reduzir os impactos da pandemia e ressaltou que além dos ODS serem uma importante ferramenta global também trazem diversas oportunidades de negócios como o surgimento de diversas startups que trabalham para solucionar  a fome, a melhoria da educação, a questão de gênero entre objetivos da Agenda 2030 :
A Favo Tecnologia é uma startup brasileira, focada no desenvolvimento de produtos e serviços inteligentes para a prática da Agricultura Urbana doméstica e que tem o propósito de capacitar as pessoas para que o cultivo de alimentos de forma prática, eficiente e ecológica na cidade.  https://favotecnologia.com.br/collections/loja (ODS2)
A Cycor é uma healthtech que atua com tecnologias desenvolvidas para solucionar problemas de saúde e reabilitação, como próteses inteligentes e exoesqueletos com o objetivo de transformar engenharias em soluções de alto impacto na vida das pessoas. http://www.cycor.com.br/   (ODS3)
Já Entendi é uma startup que transforma qualquer tipo de conteúdo como apostilas e manuais, em videoaulas que facilitam a aprendizagem, especialmente para pessoas com baixa escolaridade. A metodologia de ensino é focada na base da pirâmide e utiliza andragogia, heutagogia, storytelling, neurolinguística, design instrucional e mapas mentais http://jaentendi.com.br/ (ODS4)
TechLadies Brasil é uma rede de empoderamento feminino na área de tecnologia criada para incentivar, inspirar, conectar e imergir as meninas e mulheres no universo da tecnologia. (ODS5)
Citando esses exemplos que comprovam que por trás de cada ODS há diversas oportunidades de negócios, Rosane conclui sua fala dizendo que é muito importante que o empreendedor inicie sua atividade de maneira a contemplar os eixos econômico, social e ambiental para equilibrar as necessidades dos acionistas, fornecedores, colaboradores e comunidades.
Neste contexto o conselheiro do CPCE e também professor universitário, Farley Simon Mendes Nobre iniciou sua fala colocando que nos últimos anos houve um aumento da demanda por novas fontes de energia renováveis, assim como a popularização dos debates sobre sustentabilidade, o que reflete em novas ideias, produtos e negócios que as empresas podem adotar. Sendo assim, apresentou o conceito de empreendedorismo sustentável que se caracteriza como um modelo de negócio em que o âmbito social e o desenvolvimento ambiental é combinado à geração de lucro e salientou que, negócios que atendam às necessidades de populações vulneráveis assim como negócios focados na otimização do uso de recursos e redução de desperdícios provocam impactos positivos quanto aos ODS, para seus stakeholders e para a sociedade de forma geral.
Farley também mencionou que o objetivo do empreendedorismo sustentável não é somente disseminar o cuidado que deve haver com o meio ambiente, mas principalmente gerar conexões e fortalecer iniciativas que hoje são importantes para a nova economia. Concluiu dizendo que o grande obstáculo no Brasil, ainda é a falta de investimento e apoio do setor governamental por meio de políticas públicas que contribuam para que a balança comercial pese positivamente tornando esses produtos e negócios ainda mais competitivos.
Para a professora e também conselheira do CPCE Neiva Capponi, cada vez mais o assunto sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável tem despertado o interesse social, e ter o CPCE estabelecendo essa conexão com a Unioeste por meio de seus conselheiros é uma oportunidade ímpar, pois preparar profissionais imbuídos do conhecimento crítico e reflexivo é o objetivo do ODS4 e, portanto, as parcerias ODS17 se tornam salutares para que se possa alcançar um maior número de pessoas com o feeling de que o desenvolvimento sustentável gera crescimento e prosperidade para todos.