12/11/2020

Incentive o Bem!

Incentivos Fiscais
O Incentive o Bem é uma iniciativa do CPCE Maringá, para divulgar a Destinação Fiscal e aumentar a arrecadação dos projetos sociais, estimulando para que esses recursos sejam direcionados aos  projetos realizados no município,  para a promoção do desenvolvimento local. O evento conectou ACIM – Associação Comercial de Maringá e BWA - Contabilidade e Gestão do Terceiro Setor da regional de Cascavel, que conduziu a temática Leis de Incentivos Fiscais.
O Sr. Paulo Pereira Lima, diretor do CPCE regional Maringá ao desejar boas-vindas aos empresários  que puderam acompanhar o evento de forma hibrida (presencial e transmissão via Zoom) acentuou em sua fala que a proposta do Incentive o Bem é considerar que setor privado e a sociedade, pensem de maneira diferenciada no aspecto de destinar recursos por meio das Leis de Incentivos Fiscais para projetos aprovados pelo Fundo da Infância e Adolescência, Fundo do Idoso, PRONON, PRONAS, Lei de Esporte, Lei da Cultura. Para o Sr. Paulo,  Maringá é potência em levantar recursos em prol de arrecadações fiscais e proporcionar impactos positivos na sociedade marigaense.
William Fischer, esclareceu pontos importantes sobre a temática, dizendo que as Leis de Incentivo são uma espécie de renúncia fiscal criada pelo poder público, tendo objetivo de estimular o investimento, crescimento ou geração de empregos de um determinado setor, promovendo seu desenvolvimento social e econômico.
Pessoas Físicas e Pessoas Jurídicas que decidem doar ou patrocinar, tem como benefício poder destinar recursos incentivados para ações sociais e, no caso das pessoas físicas, estas podem contribuir tendo impostos a pagar ou à restituir.
 Desta forma, as Pessoas Físicas (PF) podem doar até 8% do seu IR devido, desde que apresentem a Declaração de Ajuste Anual - DAA - Completa (limite de até 8%): CULTURA + ESPORTE + FIA e + FUNDO DO IDOSO = 6%, cumulativos e PRONON + 1% PRONAS + 1%.
Já as Pessoas Jurídicas (PJ), que tenham Imposto de Renda à pagar, cujo resultado tenha sido apurado com base no Lucro Real, serão concedidas com esse benefício e podem doar até 9% não cumulativos: CULTURA = 4% + ESPORTE = 1% + FIA = 1% + FUNDO DO IDOSO = 1% + PRONON = 1% + PRONAS = 1%.
Segundo Fischer “Foi um privilégio participar da Conexão Sustentável organizado pelo CPCE e ACIM, cujas agendas foram unificadas para tratar desse tema que produz resultados econômicos e sociais relevantes e de oportuno impacto social para a sustentabilidade de tantas organizações da sociedade civil, principalmente, além de proporcionar a geração de renda e emprego em diversos setores de nossa economia.”
Representando o Grupo Marista, o conselheiro da regional de Curitiba, Sr. Rodolfo Schneider parabenizou o CPCE e o palestrante pela apresentação de um tema tão relevante como o uso dos Incentivos Fiscais como um indutor e facilitador da cultura da doação para projetos sociais, de cultura, esporte, idosos e a causa da saúde. “Certamente movimentos como esse favorecem um maior conhecimento das empresas e da sociedade organizada para a temática e o apoio a projetos transformadores e de impacto social, que promovem o desenvolvimento econômico, com especial atenção aos mais vulneráveis”.
Certamente Maringá tem uma força muito grande de transformar e fazer seus projetos acontecerem, o intuito da Conexão Incentive o Bem foi promover a partir de mais esse debate a ideia de “transformar”, e esse dia foi essencial para estimular a destinação fiscal,  aumentar a arrecadação para os projetos sociais locais e regionais e fortalecer o exercício da cidadania.
O CPCE em todas as regionais, colabora na disseminação da cultura da destinação fiscal, pelos interesses de diversas causas sociais que visem a transformação das pessoas e o aumento da cidadania empresarial. Dessa forma, pessoas, empresas, organizações da sociedade civil,   tornam seus sonhos em projetos, realizações e desenvolvimento para todos.