26/10/2020

4ª edição do Encontro Mulheres em Ação

ODS 5

A iniciativa visa engajar mulheres ao protagonismo na sociedade, a partir do compartilhamento de vivências e trajetórias.  Neste ano, a inovação e reinvenção foram, o verbo da ação. A pandemia evidenciou cenários, estimulou a criatividade e aguçou nossa resiliência e empatia.

Foi com estes sentimentos que a equipe de projetos, formado pelas conselheiras Elisa Silveira da Águia Sistemas e Florestal, Caroline Schoemberger da ACIPG, Luciane Rosas e Katiane Pires da AMCG, Iclea Cunha do Clube Ponta Lagoa, Jeanette Jacinto  da DAF Caminhões, Cleise T Hilgemberg da UEPG, Janaina Cazini do IEL Ponta Grossa, Luciana Garcia da Sanepar, Renata Florisbelo do Grupo Hubner e Ana V. Steudel da RPC, desenvolveram uma iniciativa integrada com as demais regionais do Conselho, na busca de retratar histórias do cotidiano de mulheres que precisaram se reinventar na Pandemia.

Mostrando o quanto a mulher tem poder de integrar a sociedade e promover diálogos para solucionar problemas ou até mesmo promover a empatia de que todas estão partilhando as mesmas experiências. Foi um grande desafio, transformar um evento presencial que busca conectar mulheres, estimulando o networking, migrar para uma plataforma online e manter a troca e inspiração.

Para o Diretor Geral do CPCE, Sr. Rui Brandt, o evento é uma forma de retribuir o papel que as mulheres desempenham na sociedade e homenageá-las ao trabalho fundamental delas como componentes para diversidade na sociedade.

A Diretora Regional do CPCE Campos Gerais Indianara M Mattar, menciona que o Mulheres em Ação foi elaborado a partir das iniciativas de estimulo a prevenção ao Câncer de Mama, envolvendo o empresariado e a sociedade e após difundir amplamente essa pauta, surgiu a proposta de atuar com outros temas que pudessem enaltecer e engajar a mulher ao protagonismo, dando o devido empoderamento a elas.

Evidenciou que nesta edição, as histórias escolhidas que buscam retratar o engajamento das mulheres e relembrou, “durante a construção do evento, pudemos vivenciar as histórias reais, não é nada fictício, pessoas que vivem ao nosso lado e que foram fortemente impactadas pela Pandemia. Hoje recebem a nossa homenagem e não apenas isso, mas estão também, inspirando outras mulheres a ousarem.

O encontro, contou com a palestra de Tayná Leite, que é consultora da ONU Mulheres no Programa Ganha Ganha. Ela comenta que considera um momento relevante para se estar nessa posição dentro do trabalho da Igualdade de Gênero, pelo fato de se tornar evidente na Pandemia, a urgência do debate dessa pauta.  Comentou que a ONU como um todo, promove a Agenda 2030 como meio de aceleração da igualdade de gênero, desenvolvendo por meio do ODS 5 o engajamento, trazendo o setor privado para mesa , como um ator relevante para unir esforços a promoção da igualdade .

A questão da Diversidade, vem se fortalecendo, Tayná lembra que era algo não tão comentado, mas que hoje é um cenário diferente, que não podemos afirmar o desconhecimento sobre tema. Mas mesmo, com a busca por carreiras mais justas para elas, o cenário mostra que elas ocupam uma posição desigual, ainda são as principais responsáveis pelo trabalho não remunerado, a falta de empoderamento econômico é um dos fatores de risco de violência doméstica, além da falta da oportunidade do desenvolvimento de carreira, autonomia financeira, acesso crédito e capital,  desenvolvimento de liderança. Engajar a mulher em seu protagonismo é fortalecer a economia. Após a palestra, o público pode conferir os depoimentos das mulheres empreendedoras, intraempreendedoras, profissionais de saúde e educação que inovaram e enfrentaram os desafios da maior crise epidêmica dos últimos anos. Evento está disponível no Canal da Indústria da FIEP.

Conheça as histórias