Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




09/10/2020

ODS e a eficiência energética e hídrica na linha de produção

O webinar Conexão Sustentável: ODS e a eficiência energética e hídrica na linha de produção, foi uma iniciativa do CPCE Londrina e o CPCE Maringá, que promoveu a conexão dos conselheiros UTFPR, COPEL e SANEPAR.

Diminuindo distâncias e aumentando a sinergia entre a rede CPCE, o projeto Conexão Sustentável implicou na troca de saberes entre os especialistas o Sr. Gustavo Rafael Collere Possetti,  gerente de pesquisa e inovação da Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar e do Sr. Gustavo Klinguelfus, gerente de Gestão da Inovação na Companhia Paranaense de Energia – Copel;  com a comunidade acadêmica da Universidade Estadual de Maringá e Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Londrina, face à Agenda 2030 da ONU que trata dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Também se fizeram presentes acadêmicos de outras universidades: UEL, USP, UFSCAR, Positivo, PUC, Uninter, UEPG, Unesp e UFPR, o que reforça a importância do tema tratado.

A aplicação da eficiência energética e hídrica em diversos setores de nossa sociedade é uma prática que deve ser considerada essencial nos dias atuais, afirma o sr. Rui Brandt, diretor geral do CPCE, na abertura da webinar. 

Gustavo Klinguelfus abordou em sua fala: Condições Atuais e Práticas de Inovação em Eficiência Energética, as iniciativas da Companhia Paranaense de Energia na realização de programas com foco em inovação como o Programa de Pesquisa e Desenvolvimento  executado pela Companhia e regulado pela ANEEL, que tem como pilares: Inovação para fazer frente aos desafios tecnológicos; Mercado das empresas de energia elétrica; Geração de novos produtos ou processos, ou o aprimoramento destes; Metas e resultados bem definidos . Ele também discorreu sobe o Programa de Eficiência Energética, os itens essenciais que devem compor um programa conforme destacado abaixo; como participar e exemplos de ações e projetos em eficiência energética. Arquivo

Com a palestra: Inovação para Sustentabilidade, Gustavo Possetti, abordou que a eficientização e o investimento em inovação no setor hídrico pode trazer significativa redução de custos, bem como aumento no rendimento nos equipamentos e instalações. Ele relatou que o contínuo desenvolvimento e inovação de processos, produtos e serviços é a Política de Desenvolvimento e Inovação da Sanepar, tanto que a Inovação está listada entre os valores e compromissos da Companhia. Trouxe exemplos práticos em unidades industriais de seus clientes, buscando contribuir para a melhoria de seus processos produtivos, através do melhor aproveitamento dos recursos aplicados, sem comprometer a qualidade de seus produtos, sua produtividade e a segurança. Arquivo

 

Ambos concordam que conhecimento é relevante ao profissional, pois se faz necessário sempre estar atualizado sobre as demandas do setor e novas tecnologias disponíveis para supri-la e potencializar seus resultados positivos e contribuir para a construção de um mundo mais sustentável e colaborativo. Para tanto foi debatido o objetivo de desenvolvimento sustentável ODS 6 e ODS7 ( água e energia).