Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




31/08/2020

Parceria do CPCE com o Instituto Ethos promove diálogo

 

A convite do CPCE – Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial, especialistas do Instituto Ethos compartilharam ao público temas que envolvem Cidadania, Inclusão e Direitos Humanos pós COVID por meio de live (25) agosto.

Atualmente, o assunto preponderante no mundo é sobre o papel das empresas neste momento de pandemia. E por esse motivo nossa missão foi reunir empresas, organizações, gestores e especialistas para dialogar sobre as condições atuais, práticas e programas capazes de assegurar os  Direitos Humanos e inclusão dentro do ambiente corporativo afirma Rui Brandt, diretor geral na abertura da webinar.  

O Paraná é palco de inúmeras ações de solidariedade, e de acordo com esse cenário, o Instituto Ethos por meio do CPCE destacou “O papel das empresas durante e pós pandemia”, (Paulo Lima, diretor regional do CPCE).

Sensibilizar e transformar são alguns dos propósitos do Instituto Ethos. As empresas têm um papel chave na transição para um modelo de desenvolvimento sustentável. De acordo com Marina Ferro “Pensar em Cidadania é Pensar em Direitos Humanos, Pensar em Direitos Humanos é pensar em pilares essenciais de uma sociedade democrática”. É vital a proteção e garantia dos direitos humanos fundamentais como instrumento de proteção e respeito aos cidadãos e isso é papel de todos os atores da sociedade (Poder público, empresas, organizações, sociedade civil) em promover ações de INCLUSÃO e de DIVERSIDADE. Estas ações aliadas à coerência e empatia são receitas que a sua organização precisa para sair do lugar comum e chegar a um verdadeiro ambiente plural. O percurso indicado por Marina para abraçar a diversidade e inclusão estimulam as pessoas a serem “agentes transformadores”. Como efeito do protagonismo social e institucional impulsionam entrelaçar as culturas, dividir formar diversas de pensar, resultando na transformação de todos.

Scarlett Rodrigues, analista de projetos e especialista em direitos humanos destacou que trabalhando a questão da inclusão e diversidade, promovendo a equidade racial e de gênero perpetuam a inserção de uma grande parte da população no mercado de trabalho, contribuindo  (diretamente) na redução da violência, da vulnerabilidade social, do isolamento e segregação, promovendo uma sociedade mais justa e sem violação de direitos, especialmente em contexto de pandemia que torna as vulnerabilidades ainda mais latentes. Scarlett, compartilhou que o Ethos, Rede Brasil do Pacto Global e parceiros oferecem um Guia que tem como objetivo orientar como as empresas podem responder aos desafios e novas dinâmicas impostas pelo contexto atual de forma íntegra, ética, transparente e sem violar direitos, disponível, em formato online e gratuito na plataforma do Covid Radar (https://www.covidradar.org.br/guia-recomendacoes/).

O CPCE juntamente com o Instituto Ethos deixam aos participantes a missão de disseminar as questões: “é o momento de repensar o seu papel na sociedade e o alcance que possuem: qual impacto na sociedade vocês querem ter? como vocês querem ser lembrados pela sociedade em meio a pandemia?” Na certeza que estamos juntos para sermos agentes transformadores, acelerar, impulsionar e ampliar ações para esse responsabilidade compartilhada por todos nós.