Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




22/04/2020

Economia (Crescimento Econômico -ODS8 ) não pode ser antagônica ao isolamento social

ODS8 Crescimento Econômico

A pandemia não é apenas um momento de reclusão, mas também uma oportunidade de formar novos pensamentos e novos modelos... entre eles o desafio de encontrar conexões de aspectos sociais com econômicos.

 

Temos atualmente uma regra para cumprir que é o isolamento social. Essa condição foi a forma mais rápida de evitar (ou pelos menos minimizar) o risco de transmissão do coronavírus. Paralelo a essa questão temos o fator econômico que tem mostrado fortes sinais de queda, devido a redução drástica de produção e consumo. Diante disso, as opiniões se polarizaram... parecendo que economia e saúde viraram duas dimensões antagônicas.

 

Uma famosa frase de Mencken se encaixa perfeitamente para esse momento: “para todo problema complexo existe sempre uma decisão simples e completamente errada”. A decisão de manter um isolamento completo é imediata e cartesiana, como também uma decisão de retomar rapidamente as atividades econômica também é uma decisão imediata e cartesiana. Não deveríamos, mas estamos tratando apenas com o olhar dos extremos!

 

Deveríamos ser inteligentes e raciocinar, de forma integrada, para buscar soluções sistêmicas para este momento. O olhar deveria ser holístico e aglutinador, pois estaríamos buscando harmonia entre fatores diferentes, mas não contraditórios. Seria praticar efetivamente aquilo que já aprendemos nos debates de sustentabilidade, aproximar visões diferentes e conectá-las em um mesmo ambiente como se fosse algo único e orgânico. Entretanto aquilo que nos uniu no passado infelizmente está nos afastando atualmente. Pedro Salanek Filho-  Conselheiro Sênior