Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




22/04/2020

COVID-19 e seu Impacto sobre a Pobreza(ODS1)

ODS1 Pobreza

O mundo mergulhou em uma crise extraordinária. A pandemia originária da Covid-19 tem sido relatada por várias organizações, incluindo a Organização das Nações Unidas (ONU), como o maior desafio enfrentado pela sociedade desde a segunda guerra mundial. Essa crise está demonstrando o quanto dependemos um do outro, como uma humanidade vivendo em um vasto planeta limitado em recursos naturais, para termos igualdade no acesso aos nossos sistemas de saúde, alimentação, educação, economia e a toda uma cadeia de suprimentos local e global. Como resultado da pandemia, em seu relatório sobre desenvolvimento e comércio publicado em nove de março de 2020 (UNCTAD, 2020), a ONU prevê recessão em alguns países associada a uma desaceleração no crescimento da economia global de aproximadamente 2,5%.

 

Como a Covid-19, as mudanças climáticas, a perda de biodiversidade e o colapso financeiro não observam fronteiras nacionais ou mesmo físicas. Esses problemas podem ser gerenciados somente por meio de ações coletivas que devem iniciar muito antes de se tornarem crises profundas e devem ser tratadas não como ameaças singulares, pois requerem soluções sistêmicas que gerem resiliência e resultados de longo prazo.

 

Dessa forma, esses desafios nos levam a uma profunda preocupação pelo curso do desenvolvimento humano, em que, expressa-se solidariedade especialmente com as comunidades mais vulneráveis, à medida que a pandemia continua a se espalhar pelo mundo.

A ameaça requer não somente respostas rápidas e fortes, mas um redirecionamento das estratégias das nações e, portanto, na agenda de lideranças nacionais e internacionais, devendo-se lançar os holofotes e os esforços para os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Pode-se destacar que a crise originária da Covid-19 tem impacto negativo e direto sobre o aumento da pobreza. Prof. Farley Simon Nobre, Ph.D.- PPGOLD, UFPR