22/04/2020

Reflexões sobre a COVID 19 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável -ODS

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Acreditamos que a Covid-19 afetará de forma direta o alcance das metas da ONU que propõe a redução de pobreza, fome, saúde, a melhoria da educação, a equidade de gênero, desigualdade, o pleno acesso à empregos, objetivos ambientais e de prosperidade e o alcance de sociedade pacíficas preconizados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS. Sendo assim precisaremos redobrar os esforços e ações em prol da cidadania por meio da realização de programas, projetos e práticas por parte das empresas, da sociedade civil organizada e da população mais solidária e voluntária para minimizar os impactos às populações vulneráveis, por isso, convidamos alguns conselheiros do CPCE(consultores, professores, executivos e líderes sociais) para expressarem suas reflexões e avaliações sobre o momento que estamos vivendo COVID 19 alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS.

Como diz um dos nossos conselheiros “é claro que fazer previsões sobre o que acontecerá depois de se controlar a COVID-19 são apenas exercícios, pois tudo é incerto e o campo das possibilidades é vasto”; mas há vários futuristas dizendo que agora realmente entramos no século XXI onde o Coronavírus será um acelerador do Futuro.

A COVID19 acelerará as mudanças que já estavam em curso, como o teletrabalho, a educação a distância, automação, mas como fazer isto sem aumentar a pobreza, a desigualdade de renda, classe e gênero e principalmente a construção de sociedades pacificas.

Depois dessas reflexões convidamos todos os conselheiros a refletir o papel importante da responsabilidade social das empresas com o compromisso em relação aos eixos do desenvolvimento social: social, ambiental e da economia com os nossos colaboradores, com os nossos fornecedores, clientes, governo, comunidade dentre outras partes interessadas. - Rosane Fontoura -CPCE

ODS 1

ODS2