01/04/2020

Boas Práticas | empresas conselheiras do CPCE nas Regionais - Parte 3

Boas Práticas | empresas conselheiras do CPCE nas Regionais

A intercorrência no cenário brasileiro suscitada pelo surgimento de uma crise epidemiológica sem precedentes é um desafio que exige um rearranjo político, empresarial e social. Estamos na era de uma nova gestão empresarial que precisa estar comprometida com o desenvolvimento sustentável como parte da estratégia de negócio, contribuindo para garantir o sucesso e, nesse sentido, o Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), conselho temático de Responsabilidade Social da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, vem registrando as iniciativas do bem de nossos conselheiros que contribuam com a sociedade de forma geral.

Maringá vem abraçando causas de grande magnitudecomo a compra de equipamentos para os hospitais  juntamente com a Associação Comercial, a Prefeitura e organizações da sociedade civil , de forma a contribuir também com a produção de máscaras de acordo com as normas da ANVISA, envase de álcool gel, além de ações voluntárias como plantão psicológico, doações em geral e liberação de cursos online.

Em Cascavel, com relação aos trabalhadores, a quase totalidade das empresas e organizações disponibilizou o home office como medida de prevenção. Uma organização da iniciativa privada que é membro do CPCE está realizando o levantamento de instituições que, em decorrência da problemática dos últimos dias, podem estar necessitando de auxílio para que possam ser integradas, de maneira provisória, a um de seus programas que garantem o repasse de itens de alimentação a organizações da sociedade civil.

Já em Londrina, as organizações estão empenhadas na parceria estabelecida com o poder o público municipal e arquidiocese em um plano emergencial que está oferecendo estada para pessoas em situação de rua. Para isso estão sendo arrecadados recursos, mantimentos e materiais ampliando assim a assistência a esse público.  Algumas universidades da cidade estão fabricando álcool em gel, de acordo com as normas estabelecidas  para doar diversos setores como: hospitalar e segurança pública.Também no âmbito de conselheiros do CPCE, notificou-se a iniciativa de uma das faculdades conselheiras que está mobilizando uma campanha de arrecadação de alimentos e produtos de higiene e limpeza. O objetivo é beneficiar cerca de 60 famílias de uma cooperativa de reciclagem, pois diante do decreto municipal de fechamento do comércio, deixaram de ter seu sustento garantido.Fortalecendo a cidadania e a solidariedade, cabe ressaltar que uma das organizações da sociedade civil, membro do CPCE, está realizando internamente uma campanha de arrecadação de contribuições financeiras queposteriormente, serão utilizados para a compra de cestas básicas a serem repassadas a projetos/ instituições que necessitam.

Boas práticas também foram realizadas pelos conselheiros da regional de Campos Gerais. Uma  universidade  está mobilizando uma campanha de arrecadação de itens hospitalares. As organizações do terceiro setor  irão promover treinamento aos colaboradores das entidades quanto aos procedimentos de higienização. A associação dos municípios da região está arrecadando tecido para confecção de aventais. São percebidas também iniciativas de alguns colégios que estão arrecadando dinheiro para aquisição de equipamentos e materiais para hospitais que serão comprados por meio de uma parceria com uma organização da sociedade civil.  Nesses momentos as redes sociais e a conexão entre os conselheiros é uma fonte de informações valiosas para a prevenção do COVID19, compartilhamento de boas práticas e alavanca de parcerias para ações em prol da sociedade.