31/03/2020

Boas Práticas | Curitiba em tempos de Covid-19 - Parte 2

"Desde o início da crise provocada pela pandemia do novo Coronavírus/COVID-19, o Sistema Fiep tem se mobilizado para auxiliar a indústria paranaense neste momento de dificuldades. Além de orientações sobre ações que podem ser adotadas pelas empresas, a entidade dialoga com o poder público para buscar soluções que garantam a sequência das atividades industriais essenciais e minimizem os impactos para o setor. Internamente, também adotou medidas para preservar a saúde se seus alunos, clientes e colaboradores. “É fundamental que cada cidadão ou empresa faça sua parte para colaborar com os esforços para a contenção da pandemia e preservação da saúde”, afirma o presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro.

Em Curitiba, está sendo criado um canal no qual as demandas das OSCs  conselheiras possam ser divulgadas para as demais empresas, que tenham interesse em contribuir por meio de doações. Uma boa prática amplamente noticiada faz menção a uma empresa, membro do CPCE, do ramo de cosméticos, que forneceu álcool para a produção de álcool gel para serem entregues aos hospitais da capital.

Temos outra empresa conselheira  que foi selecionada por edital e estará contribuindo com os testes rápidos para detecção da COVID-19, o que nos dá muito orgulho de ser paranaense. Em dez minutos será possível saber se está ou não infectado, o que é crucial para reduzir a propagação do vírus.  A inovação tecnológica também é um caminho para combater o vírus.

Montadora sediada na região metropolitana está atuando na produção de máscaras hospitalares por meio de impressoras 3 D, consertos de respiradores hospitalares entre outras ações.

Organização disponibiliza gratuitamente aplicativo para divulgar os prestadores de serviços. Conselheira na área da limpeza e conservação está disseminando vários vídeos de como higienizar de forma correta os ambientes, distribuindo material de limpeza e disponibilizando cursos EaD para as pessoas.

É importante dizer que os primeiros elos que unem essa corrente tinham como meta inicial a urgência e emergência, contudo, quando os elos se fundem, a amplitude da generosidade abraça a todos.

A responsabilidade social compartilhada está atualmente colocada na linha de frente e, é sim, uma importante estratégia na garantia da construção de um mundo mais justo, equitativo e igualitário.

Em tempos difíceis a solução de problemas complexos deve ser embasados em soluções simples de ações individuais  como o ato de lavar as mãos e ações coletivas de solidariedade e soluções mais complexas como a produção de equipamentos e conhecimentos para tratar das pessoas.

O momento delicado pelo qual todos estamos passando em virtude do crescente números de casos da COVID19 ainda pode ter seu ápice nos próximos dias, contudo, acreditamos que juntos podemos fazer mais, mobilizando para o engajamento social e gerando resultados positivos.

Após essa crise não seremos mais os mesmos, mas isto não significa que não podemos sair deste momento com maior capital social e o fortalecimento dos princípios de cidadania.