30/03/2020

Responsabilidade Social em tempos de Covid-19 - Parte 1

Em face a pandemia do Novo Coronavírus, o mundo e em especial o Brasil, vem sendo acometido por uma série de questões que já refletem no panorama socioeconômico, que requerem engajamento social e novas estratégias de enfrentamento pelo poder público, empresas e organizações da sociedade civil.

O combate à COVID-19 exige a participação de todos os atores sociais, isso porque estamos em frente ao novo, ao desconhecido. São legítimas todas as iniciativas que venham ao encontro do cumprimento do nosso dever enquanto organização e enquanto cidadão, realizando ações expressivas e articuladas em prol do cuidado a saúde da população, de forma a garantir a estabilidade econômica.

Para o diretor geral do CPCE,  Rui Brandt, a COVID-19 afetará de forma  direta o alcance das metas para redução de pobreza, fome, educação, gênero, desigualdade, empregos e alcance de sociedades pacíficas preconizados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS.  Vamos precisar redobrar os esforços para não perder aquilo que conquistamos até  aqui e do que a sociedade espera, pois as sementes de um mundo melhor já foram lançadas.

Dessa forma, a responsabilidade social corporativa, que é o modo como as empresas relacionam-se com seus stakeholders, ganha espaço. É necessária a adoção de uma postura capaz de garantir a sobrevivência das empresas e de torna-las  mais competitivas e sustentáveis , por meio de um conjunto de práticas que minimizem os impactos econômicos, sociais e ambientais.