24/03/2020

ODS nas Instituições de Ensino Superior

Maringá

Partilhar a trajetória dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), saber seu significado e suas metas num formato de não deixar ninguém para trás foi a palestra que Aline Calefi(SESI) proferiu  nas Instituições de Ensino Centro Universitário Metropolitano de Maringá UniFamma e Faculdade Santa Maria da Glória (SMG) neste dia 05 de março em Maringá. A palestra possibilitou o engajamento de 390 discentes a plataforma dos ODS que podem fazer a diferença como cidadãos e em suas organizações.

A agenda 2030 adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em 2015 é composta por 17 objetivos, formada por 169 metas que devem ser atingidas globalmente até 2030. É uma agenda para todos, e seu principal diferencial são as metas e indicadores e a classificação nos 5 Ps do Desenvolvimento  Sustentável, abrangendo temas relacionados às Pessoas, à Prosperidade, ao Planeta e à Paz, além de parcerias como estratégia de implementação.

Aline Calefi, Consultora do Sesi PR atuando em projetos relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), secretária do PRME Chapter Brazil destacou que por mais que a agenda 2030 é uma agenda completa, é importante saber que cada objetivo precisa que o outro avance, estando sempre interligados para que realmente possa alcançar resultados  maiores, onde todos são abraçados por essa corrente do bem. De acordo com ela, essa ferramenta se tornou um guia, uma bussola para quem quer trabalhar a sustentabilidade, seja nas suas organizações, seja para quem deseja fazer realmente a diferença de alguma forma na sociedade.

É fato, que temos apenas 10 anos para alcançar as metas e o mundo precisa de várias ações para o alcance das metas. Essa agenda depende de cada um de nós, seja, poder público, privado, organizações da sociedade civil e das Instituições de Ensino. Esta última precisa preparar os o equilíbrio do social, ambiental e econômico na gestão de seus empreendimentos ou na postura profissional diferenciado nas questões sustentáveis.

Dessa maneira o Pacto Global oferece iniciativas empresariais e iniciativas para as instituições de Ensino que são os Princípios para Educação Responsável das Nações Unidas (PRME). O intuito do PRME, é formar líderes, profissionais sustentáveis. As Instituições de Ensino Superior e Universidades Corporativas dentro das empresas, se reúnem para debater o que podem fazer de diferente para os alunos saírem da academia, melhores não somente tecnicamente, mas também como cidadãos.

Dessa maneira é possível o trabalho de frentes das faculdades, como, promover programa de voluntariado, inserir os ODS na grade dos cursos, fazer monitoramento de indicadores, disseminação dos ODS, como hoje, de abrir portas para fornecer informações para vocês. “É grande a força das academias de ensino no propósito de desenvolverem trabalhos em diferentes frentes para que seus graduandos se apropriem desse tema e que vocês possam aprender e fazer ”, e acrescentou “Vocês são os futuros formadores, profissionais, que devem fazer acontecer”, falou a palestrante.

O Sesi criou o Portal ODS, uma plataforma digital que divulga os indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de todos os municípios brasileiros, permitindo a prefeitos, empresários, OSCs conhecerem os indicadores locais. O site pode e deve ser utilizado como fonte segura de pesquisa para aprofundarem no assunto e um mecanismo totalmente gratuito.

O diretor de ensino, o Sr. Lupércio Cascone, faculdade Santa Maria da Glória - SMG é conselheiro desde a fundação do CPCE Maringá e Evandro de Freitas Oliveira, mantenedor do Centro Universitário Metropolitano de Maringá Unifamma sempre deixaram suas portas abertas para a disseminação da plataforma dos ODS.  Os professores dessas instituições de ensino  incentivam a temática ao desenvolver as competências dos alunos para serem futuros geradores de valor sustentável para as empresas e a sociedade em geral e trabalhar para uma economia global inclusiva e sustentável. Este princípio é um convite às Instituições de Ensino Superior (IES) a incorporarem em seu DNA a sustentabilidade, comprometendo-se em ampliar o propósito das escolas de negócio, promovendo o desenvolvimento economicamente viável, socialmente justo, culturalmente aceito e ecologicamente correto.