20/02/2020

FAG de Cascavel recebe o CPCE

Em 19 de fevereiro o Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial – CPCE, realizou na Faculdade Assis Gurgacz dois encontros para tratar da Agenda 2030 que congrega os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, 169 metas e 231 indicadores globais que objetivam e orientam esforços individuais, coletivos e de todas as organizações a fim de tornar possível o desenvolvimento sustentável.

Realizados no período matutino e noturno, esses encontros reuniram acadêmicos do curso de Psicologia do 7º, 8º e 9º período e possibilitaram aos participantes conhecer essa iniciativa da ONU pactuada por 193 países e principalmente entender de que forma podem alinhar os objetivos sustentáveis as suas práticas / ações cotidianas e aos projetos de intervenção que deverão realizar nas comunidades com vistas a prática do estágio universitário. Todos formandos de Psicologia, podem aplicar seu conhecimento em diversas áreas como a clinica, a escolar, esportiva. Corporativa, mas esta palestra teve a Psicologia Social e ou Comunitária como o foco da atenção. As comunidades são vulneráveis não só sobre a questão da renda, mas também na violação de seus direitos e o profissional que sabe ouvir as reais necessidades da comunidade pode suprir o suporte psicológico para estas pessoas superarem a pobreza, tratar melhor com as violações que são submetidas e dar a volta por cima, recuperando a autoestima fundamental para a superação da sua condição.  Os indivíduos são indissociados ao meio em que vive, uma comunidade sadia promove indivíduos mentalmente saudáveis e uma sociedade pacifica.

A coordenadora regional do CPCE, Rosane Fontoura, falou para  120 alunos acerca da importância de se conhecer os dados estatísticos e consequentemente a realidade de cada município/ comunidade na qual se pretende realizar ações e projetos e que para isso há que se fazer uso de pesquisa e de ferramentas de planejamento , inclusive o Portal ODS, plataforma criada pelo SESI que reúne informações oficiais de todos os municípios brasileiros e ressaltou também que o engajamento em ações voluntarias no âmbito social, ambiental e cultural contribuem com os objetivos sustentáveis e são o caminho para a construção de um mundo mais justo, equitativo e igualitário.