21/11/2019

Summit Pacto Global em Maringá

No dia 18 de novembro, a Cidade Canção foi palco do Summit Pacto Global Signatários do Brasil, evento que presenteou Maringá e região em comemoração aos dez anos do Movimento Nós Podemos.

O CPCE – Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial esteve inserido no processo a convite do Movimento Nós Podemos assumindo o ODS 17 (Parcerias) impulsionando a oficina ODS com o tema “Pacto Global e o Alinhamento aos ODS” apresentado por Marcelo Linguitte.  O Pacto Global por meio das empresas, contribui com os avanços dos ODS, gerando impacto social, contribuindo a construir um Brasil que a gente quer, sem deixar ninguém para trás, desenvolvendo, englobando, trazendo a maior quantidade de pessoas possíveis.

Incentivador do Bem, o diretor regional do CPCE Paulo Pereira Lima fez uma fala especial de reconhecimento do conselho CPCE, ACIM, Movimento Nós Podemos, Fundacim, Instituições de Ensino de Maringá e ao Sr. Carlos Walter Martins Pedro Presidente da Fiep, impulsionadores do ODS 17 “Parceria” Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável. Paulo Pereira Lima convidou Maringá e região no elo de unir-se na assinaturas ao Pacto Global. Disse Paulo “As parcerias estão claras, agora precisamos divulgar os benefícios que o Pacto oferece para as empresas. Os ODS estão dentro da nossa empresa, estão em nossa casa e consequentemente em nosso Município. Transformando nossa cidade, mudamos nosso País.

O tema principal da noite foi as  “Perspectivas para o desenvolvimento sustentável” com Marcelo Linguitte representante da Organização das Nações Unidas (ONU).  “Sustentabilidade se tornou um diferencial de competitividade” . Num ambiente altamente tecnológico o desafio é incorporar os Princípios do Pacto Global, criar processos inclusivos, dentro desse ambiente de mudanças tecnológicas brutais. A força está efetivamente na coletividade, na ação ODS 17. É muito bom saber que cidade igual a Maringá tem essa iniciativa, menciona o representante da ONU. Identificar quais ODS a empresa incorpora nas suas práticas são fundamentais para seu desenvolvimento. Linguite faz a seguinte reflexão: “Quais são nossos telhados de vidro, aquilo que nós como empresa precisa mudar, e onde podemos nos diferenciar”. As empresas podem fazer muito, principalmente com envolvendo seus colaboradores, fornecedores e sua cadeia de valor.

Nesse momento extraordinário proposto pelo Evento Summit, Rosane Fontoura,  faz a entrega da Menção Honrosa do Selo SESI ODS aos conselheiros do CPCE :  Sr. Divanir Higino Presidente da Cocamar e a Sra. Sandra Cantagalli diretora Industrial da Crivialli Brasil reconhecidas no Congresso Sesi ODS 2019 como Empresas que faz do mundo um lugar mais sustentável.

Summit Pacto Global Signatários foi sinônimo de Sucesso. Certamente foi apenas o primeiro de muitas edições que irá surgir. Nesses 10 anos de movimento, Maringa demonstra o comprometimento com o desenvolvimento sustentável e o envolvimento de todos os atores sociais neste propósito. Parabéns Movimento Nós Podemos Maringá e conselheiros envolvidos .