25/09/2019

Ação ODS

No dia 21 de setembro, aconteceu em Cascavel o “Dia Mundial da Limpeza”, promovido pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial - CPCE, conselho temático da Federação das Indústrias do Estado do Paraná – FIEP em parceria com outras 18 organizações do setor público, privado, OSC e instituições de ensino.

Esse evento ocorreu simultaneamente em 150 países, ou seja, uma agenda global que busca promover a mobilização de voluntários para a limpeza de suas cidades, bairros, praias, praças e parques e em Cascavel a ação que reuniu cerca de 160 pessoas mobilizou a sociedade cascavelense para a limpeza do Rio Quati Chico e da Praça Fonte Santa Maria com o objetivo principal de conscientizar a todos para um problema maior, o descarte irregular de resíduos sólidos.

Cabe mencionar que o Brasil é o 4º país no ranking dos que mais produzem lixo no mundo. Anualmente são mais de 80 milhões de toneladas e destas somente 3% são recicladas, ou seja, o país deixa de ganhar cerca de R$ 120 bilhões de reais, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). “São bilhões de reais que poderiam ser revertidos para a construção ou modernização de aterros sanitários, ampliação dos serviços de coleta e outras atividades relacionadas à limpeza urbana”.

Buscando dar visibilidade a estas questões, na manhã do dia 21 de setembro, além do recolhimento de aproximadamente 800 kg de lixo, os voluntários também realizaram a revitalização da praça Fonte Santa Maria, a pintura  do espaço de lazer, a sensibilização dos moradores e o plantio de 50 mudas de árvores nativas e araucárias, contribuindo com a Agenda da ONU que trata do desenvolvimento sustentável por meio de 17 objetivos, impactando positivamente o ODS das cidades,(ODS11) os ODS ambientais(ODS 6, ODS7, ODS 12, ODS 13 e ODS 14, ODS 15 e o ODS 17 que visa fomentar as parcerias em prol da construção de um mundo melhor, mais justo e equitativo.