03/09/2019

CPCE participa do Ecobike em Maringá

O Ecobike é um evento com passeio ciclístico e fórum de debates sobre o mundo da bicicleta, mobilidade e meio ambiente. Idealizado pelos colaboradores da Sanepar em parceria com a equipe Saturnino Bicicletas, o passeio teve sua primeira edição em 2010, contando com 80 participantes num percurso de 14km que ligam a sede da empresa a estação de captação de água no Rio Pirapó. Desde então, o evento vem expandindo e atingindo maior número de pessoas apaixonadas pelo ciclismo e adotando a causa de prevenção da natureza e do planeta.

Neste ano, o Ecobike está na sua 11ª edição e o 9º Fórum de Mobilidade Urbana que aconteceu neste dia 31 de agosto no Sistema Fiep zona 05 Maringá. O CPCE – Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial participou dessa edição que é sinônimo de sucesso por acalçarem com esmero os objetivos propostos pelo evento, despertando a consciência ambiental e a importância da bicicleta como meio de transporte alternativo e viável como também integrar os participantes no meio urbano e rural sob a ótica ambiental.

Na abertura foi apresentado o projeto que é finalista ao Prêmio Sesi ODS 2019. O CPCE representado pela articuladora da regional noroeste do Paraná Emanoela Fertonani participou da abertura do Fórum, apresentando  os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que contempla a ação Ecobike por meio dos ODS (3 – Saúde e Bem-Estar); (11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis); (13 – Mudanças Climáticas); e (17 – Parcerias). “A primeira oportunidade de aproximação com o Ecobike veio da história da ação exposto pelo conselheiro do CPCE, um dos idealizadores do passeio, afirma Emanoela.

No dia 31 contou com a entrega dos kits para as primeiras 600 pessoas inscritas; Oficina de Bike; Música ao Vivo e abertura do Fórum, trazendo os temas: ODS - CPCE; Segurança para Ciclistas e Motoristas – SEMOB; Relato de Ciclo Viagem (Willian Jhones); Nutrição Pré e Pós Pedal (Andressa Suaki); e Condicionamento Físico (Fernando Borba).

No dia 1º de setembro a programação foi o passeio ciclístico, saindo da Sanepar até a Fazenda Santa Juliana (circuito urbano e rural com percurso de 30km). De fato, todo projeto quando é desenvolvido por pessoas que, realmente, estão comprometidos com a causa, o resultado sempre é positivo.