03/09/2019

Circuito Sustentável dos Campos Gerais

Educando na Sustentabilidade

O Circuito Sustentável  marcou esta  semana de atividades diversas realizadas  pelas organizações conselheiras e parceiras do CPCE, com o objetivo de divulgar para a população as práticas sustentáveis que estão em consonância com a Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, CPCE convidou as organizações locais a um Desafio Atitude Sustentável lançado no dia 26 de agosto durante o Lançamento da Campanha no FASF Sustentável, foram diversas ações em escolas, palestras, workshops, coleta  de resíduos para destinação correta e outras iniciativas. A proposta era justamente sensibilizar, falar de sustentabilidade e de ODS,  trazendo o conhecimento da importância de Agenda a quem fosse possível, para não deixar ninguém para trás.

O lançamento contou com a palestra do CEO do Instituto Laura, que atua em hospitais com inteligência artificial para salvar vidas, Jac Fressatto trouxe a experiência de alguém que conheceu a importância de contribuir para a sociedade e ainda surpreendei o público com sua forma irreverente e dinâmica, colocando os participantes como protagonistas para o mundo melhor e evidenciando o quanto os ODS podem ser o guia para que cada um possa fazer sua parte. A noite do dia 26 também contou com a presença da Jornalista Aline Calefi do SESI PR, que apresentou dicas que podemos realizar em nosso dia a dia para contribuir, um dos pontos altos de sua apresentação, a importância do ODS 12 como um objetivo para o cidadão, elucidando o com um vídeo de separação amorosa. O vídeo trazia uma moça se despedindo de forma sentimental de alguém que a fez sofrer, o “plástico”. A reação do público foi imediata.

Durante a semana, as ações das organizações que aceitaram participar do Desafio, estarão sendo veiculadas na sequência no site www.circuitosustentavel.com.br, compondo um relatório de engajamento da edição. Para finalizar o Circuito   no Shopping Palladium foi realizado a exposição de Boas Práticas de Responsabilidade Socioambiental do CPCE, com 18 empresas e seus projetos que atendem os ODS para mostrar a comunidade local quem vem fazendo a diferença e apoiando a agenda mundial da ONU.  As boas práticas das seguintes organizações Acipg, Águia, AMCG , Bo Packaging, Cebrac, Clube Ponta Lagoa, Crea, Fasf, Grpcom, DAF, Hubner, Inst. Pegaí, RPC, Sanepar, UEPG e a parceria do Shopping Palladium.

Durante o evento, o público pode conversar com os conselheiros e participar de alguns momentos como a entrega da certificação aos 5 melhores desenhos de concurso realizado por meio do Programa Nosso Planeta Nossa Casa, que aconteceu anualmente em parceria com SESI Ponta Grossa e Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa. Estiveram presentes alunos, professores, diretores e a família dos vencedores que inspiraram a todos com suas histórias de vida. Foi um momento ímpar, onde compartilhamos alegria e reconhecimento e fechando com chave de ouro, o belíssimo Coral DAF Diversidade.

Para a Diretoria do CPCE Campos Gerais Indianara Milléo, o Circuito  foi visto como uma oportunidade de promover cada vez mais boas práticas que inspirem a outras pessoas, mostrando o quanto o Conselho está engajado em seu trabalho de disseminar boas práticas e atitudes em prol dos ODS.