14/06/2019

Eixo cultural do desenvolvimento é tratado no ODS e a Arte que Transforma.

Fazendo parte da comemoração dos 15 anos do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial - CPCE, foi realizado o evento ODS e a Arte que Transforma, no dia 12 de junho. Contamos com 240 pessoas entre conselheiros, músicos das organizações conselheiras: Associação São Roque, Irmandade Betânia, projeto Garoto Cidadão, apoiado pela Companhia Siderúrgica Nacional- CSN e convidados como a Associação Cultural Meninos da Harmonia ? ACMH, Banda Municipal de Pinhais e jovens do Recanto Feliz e do Instituo Forja.

A abertura foi com os diretores Rui Brandt e Victor Barbosa, que falaram entusiasticamente de como é bom comemorar 15 anos de Conselho, agradeceram a todos e motivaram os jovens presentes a fazer a diferença neste mundo por meio de atitudes cidadãs.

Em seguida representando os jovens, Lívia Beatriz M. Bortot  falou do que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável- ODS e em seguida, a coordenadora executiva do CPCE Rosane Fontoura deu uma explicação sobre o que são os ODS com uma dica para os jovens em cada objetivo, reforçando que os jovens são muitas vezes as principais vítimas do não alcance dos ODS mas que todos jovens podem ser protagonistas em prol dos ODS.

No evento ODS a Arte que Transforma, a diretora Márcia Vicente da Associação São Roque, contribuiu com uma fala sobre a importância das  Organizações da Sociedade Civil que estão transformando a realidade das comunidades, por meio da música.  Com a regência de Ana Cristina Lago, o Coro e Orquestra Gato na Tuba da Associação B. São Roque executou as seguintes músicas ?Imagine, de John Lennon, onde em sua letra, conclama a tratar todos com respeito e na construção de um mundo onde exista  Paz (ODS16)  e em seguida ?Vilarejo" de Mariza Monte, Pedro Baby, Carlinhos Brown, Arnaldo Antunes, mostra um mundo semeado em sonhos, onde a fartura é para todos (ODS2)  e encerrou com  ?Maria Maria? de Milton Nascimento e Fernando Brandt, que  reforça a garra das mulheres para vencerem as desigualdades que estão colocadas na sociedade. (ODS5).

Representando também o terceiro setor o evento contou com o grupo da Irmandade Betânia para executar a composição ?Vamos Todos Juntos? da autoria da irmã Anne Steininger e Bruno Trindade, a música trata do consumo sustentável dos recursos hídricos, dos resíduos, com a mensagem principal de que todos juntos podem alcançar o desenvolvimento.

Na continuidade da programação, o diretor geral de operações da Companhia Siderúrgica Nacional, Helton Luciano Fogaça Weiss  falou sobre a importância de apoiar projetos culturais como o Projeto Garoto Cidadão existente desde o ano de 2010, que é composta pelos educandos das oficinas de cordas, sopros e percussão, buscando auxiliar no desenvolvimento do protagonismo juvenil por meio da arte.

O Projeto Garoto Cidadão executou as seguintes canções ?O trenzinho do caipira? de Heitor Villa-Lobos, ?Anunciação? trouxe as boas novas de tempos vindouros, ela simboliza todas as boas intenções e planos futuros de cada um de nós, que buscamos uma sociedade mais fraterna, o maracatu ?Dança de Chico Rei e da Rainha N?Ginga? de Francisco Mignone, relata a luta de uma tribo africana pela liberdade, igualdade e respeito dentro da sociedade extremamente racista do século XVI, queremos refletir na importância de reduzir todos os tipos de desigualdades nos dias atuais e ?Aquarela do Brasil? de Ary Barroso apresenta em seus versos as belezas naturais e culturais de nosso país. Ela traz em seu conteúdo, tudo aquilo que devemos amar e preservar em nosso Brasil, seja nossa natureza, seja nosso povo, seja nossa cultura, fomentando a cidadania juvenil.

No evento ODS a Arte que Transforma, o Sr. Johnny Liberati da Associação Cultural Meninos da Harmonia ? ACMH, fez uma fala sobre a importância da educação musical por meio das fanfarras e bandas na formação dos jovens.  Os garotos do projeto da ACMH tocaram a música ?Firework? de Katy Perr. Também foi responsável pela participação da Banda Municipal de Pinhais que teve a regência de Anderson Moraes de Paula que tocou Flash Dance ?What a Feeling? que simboliza a garra que precisamos ter para alcançar os nossos objetivos pessoais e porque não relacionar com a garra que necessária para o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável.

A juventude paranaense presente na edição ODS e a Arte que Transforma é a nova geração, que além da educação musical podem ser inovadores e proporem soluções sociais, ambientais, culturais e econômicas para os territórios em que vivem. A juventude tem um papel essencial na participação da Agenda 2030 em prol de uma sociedade mais justa e cidadã, é de pequeno que se tem atitudes cidadãs que contribuem com o Planeta.

As músicas como forma de expressão, trazem mensagens para o nosso tempo, vamos conhecer alguns projetos culturais que transformam as suas realidades e conhecer também os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS que também procuram transformar a sociedade na construção de um mundo melhor. Aproximadamente 80 jovens escreveram na árvore da atitude o que eles acreditam ser importante para transformar o mundo, saindo do casulo para o mundo de protagonismo.