30/04/2019

Visita Técnica à BO Packaging - Ponta Grossa

Sustentabilidade na Cadeia de Valor

No dia 25 de abril o CPCE Campos Gerais esteve realizando sua primeira visita técnica de 2019 na BO Packaging. Uma iniciativa do Conselho que  consiste em levar os conselheiros ao chão das fábricas das empresas que pertence ao CPCE visando a conhecer in loco processos de Sustentabilidade na Cadeia de Valor, isto se dá quando a empresa passa a fazer a gestão estratégica dos impactos sociais e ambientais de matérias-primas e serviços, desde os fornecedores, subfornecedores e prestadores de serviços até o cliente final e etapas pós-consumo.

A BO Packaging é uma empresa chilena, instalada em Ponta Grossa a 7 anos com produção e comercialização de soluções em embalagens para indústrias de alimentos, especificamente nesta planta a produção de copos descartáveis em polipapel. Uma empresa comprometida com a Sustentabilidade, buscando sempre inovar em seus processos e atenta as oportunidades de inovação.

A Coordenadora de Qualidade, Camila Scherer apresentou diversas ações mobilizadas pela BO a partir deste compromisso, como o Projeto Ciclo Bom, que visa o descarte correto dos copos em pontos de maior consumo, no Shopping Palladium. Conta que a maior concentração de clientes está neste espaço, pois fornece copos para grandes redes de Fast-food como Mcdonalds, Burger King, Coca Cola, Madero e outros, atendendo todo mercado Nacional. O projeto além de estimular o público ao descarte correto, em PEV customizados em formato de Copo, também beneficia as associações de Catadores, pois a BO compra destas associações os copos descartados e envia para Reciclagem no Exterior para transformação de papel toalha.

Tratar da Logística Reversa ainda é um desafio, mas a indústria mostra seu engajamento constante buscando alternativas de matérias-primas BIO que proporcionem bom desempenho do produto e alinhado aos impactos ambientais. Em parceria coma Suzano Papeis, lançaram os copos 100% BIO, feitos de papel cartão. Camila lembra, que a matéria-prima atualmente utilizada pela BO, vem da Finlândia e Estados Unidos, com isso, passamos a comprar do fornecedor no Brasil.

Os conselheiros puderam acompanhar de perto o processo produtivo e conferir as boas práticas realizadas, para a Diretora do CPCE Campos Gerais, Indianara Milleo, são atividades como estas que reforçam de forma prática como promover bons projetos de Sustentabilidade. Para o Diretor da Bo Packaging, Sr. Felipe Domenech, a visita incentiva as organizações a se engajarem na promoção da Sustentabilidade,? para nós foi gratificante recebe-los e são momentos como estes que geram novos projetos e parcerias