30/03/2019

CPCE é parceiro no Conecta ODS

Sustentabilidade

Neste ano o CPCE será parceiro do SESI nas edições do Conecta ODS : os objetivos nas estratégias de negócios  em março começamos bem em Maringá com a participação da Diretora Regional de Londrina  Renata Amano que deu um depoimento muito valoroso para as empresas que ainda não são signatárias do Pacto Global

Minha história profissional como diretora jurídica, ética e governança, em empresas internacionais sempre me proporcionou atuar de forma bastante efetiva em assuntos de sustentabilidade e responsabilidade social. Hoje ouso dizer que é muito fácil implementar ações e treinamentos quando as iniciativas têm recursos financeiros destinados e são uma bandeira levantada pelas altas lideranças dentro das grandes corporações.

No entanto, minha realidade atual como industrial, liderando uma empresa familiar nacional, é justamente conseguir conscientizar a massa de colaboradores sobre a importância de fazer o certo (e não o mais fácil). Nós sabemos que trabalhar botton up implica em maior comprometimento do time mas o planejamento exige um esforço sobrenatural.

O evento de hoje organizado pela FIEP sobre o Pacto Global foi maravilhoso e me fez finalmente entender que o mais importante é trazermos os princípios universais de forma mais apropriada para cada realidade, com a linguagem simples do trabalhador, traduzir os direitos humanos para o povo, se queremos mesmo transformar o modelo de trabalho para uma atuação mais sustentável.

A partir da reflexão de hoje, entendi que nossa empresa deve simplificar a comunicação interna:

- Então a renomada Missão, deve passar a ser chamada de Nossa Identidade;

- A Visão do Futuro, nada mais é do que o Nosso Propósito;

- Os Valores Corporativos serão apenas o Nosso Jeito de Fazer;

- Código de Conduta, será chamado de  Programa de Integridade;

- Vamos transformar os sóbrios Comitês de Trabalho em Grupos Temáticos ;

- Relatório de Sustentabilidade será para relatar  um Programa para o Equilíbrio e a Cooperação.

Pessoas, Prosperidade e Planeta

Acredito que assim as Pessoas que já fazem tudo o que precisamos, passem a acreditar na importância do resultado desse trabalho para transformarmos esse Planeta em um mundo melhor e mais digno para todos.

Também assim, outros industriais como eu saberão que o esforço que fazemos para conseguirmos Prosperar já é responsável sob o ponto de vista social e ambiental.

É simples nos comprometermos com os princípios universais dos Direitos Humanos. As empresas paranaenses só precisam entender que, de uma forma menos burocrática, e a perspectiva correta, podem formalizar o que já fazem atualmente, e serem o exemplo para os empresários dos demais estados.

Vamos liderar este grupo para que cada vez mais indústrias sejam signatárias do Pacto Global.

Agradeço mais uma vez pela oportunidade de participar desta iniciativa do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial organizado pela FIEP. Obrigada!

O evento foi prestigiado por várias empresas e organizações de Maringá, cotando com o seu diretor regional Paulo Lima da Engeblock e com a presença do Diretor Geral Rui Brandt para ouvir fala de Fernanda Arimura da Rede Brasileira do Pacto Global e os cases da FIEP e do Instituto Ayoshi quanto aos compromissos ao Pacto Global e o alinhamento dos ODS aos negócios das empresas. Por meio do CPCE e ACIM o município de Maringá já foi uma referência  nacional em relação a adesão ao Pacto Global, dando exemplo que é possível fazer os negócios alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e aos Princípios preconizados pelo Pacto Global.