22/03/2019

Fala e Ação para a Cidadania Empresarial

No dia 18 de março, realizou-se a palestra ?FALAÇÃO ODS?, promovida pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial- CPCE, conselho temático da Federação das Indústrias do Estado do Paraná ? FIEP.

O evento que reuniu cerca de 120 pessoas entre docentes e acadêmicos de diferentes cursos foi conduzido pela Coordenadora Executiva do CPCE, Rosane Fontoura e oportunizou aos participantes conhecer mais amplamente os 17 objetivos que comportam a Agenda da ONU pactuada por 193 países em 2015 e que é vista como um direcionamento para que empresas, instituições de ensino, poder público e sociedade civil possam colaborar ativamente para o alcance do desenvolvimento sustentável.

Segundo a palestrante, trata-se de uma iniciativa de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) de instituições e lideranças visando o desenvolvimento de ações e projetos de apoio e incentivo à cidadania, regida pelos princípios do Pacto Global e da Agenda 2030.

O Diretor Geral do Campus de Toledo, Remi Schorn também ressaltou que ?eventos como esse são fundamentais tanto para estimular ações sustentáveis e socialmente justas nas universidades quanto para as organizações em que estamos inseridos no Município de Toledo. Torna-se cada vez mais necessário estabelecermos parcerias em prol da sustentabilidade nas organizações?. Fabiana Veloso, diretora de apoio e fomento à Extensão da Proex, reafirmou a necessidade de se promover, ?reflexões sobre como mensurar ações de sustentabilidade social a partir dos indicadores propostos pelos ODS, uma vez que há muitas atividades, projetos e programas de extensão na Unioeste que se inserem neste contexto?.