21/03/2019

Rede Filantropia em Cascavel

Evento debateu sobre os aspectos legais e de governança das organizações assim como a captação de recursos

No dia 18 de março, foi realizado o Encontro do Terceiro Setor, promovido pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial- CPCE em parceria com a Rede Filantropia.

O evento que reuniu cerca de 40 pessoas de diferentes organizações da sociedade civil na Unidade SESI/SENAI/IEL, teve o objetivo de debater e promover capacitação para a profissionalização dessas instituições para que de forma eficiente proponham soluções inteligentes as suas demandas sociais e organizacionais.  Na abertura, o diretor regional deu as boas-vindas e a coordenadora executiva  Rosane Fontoura apresentou o prêmio SESI ODS 2019 e o Prêmio SESI Peça por Peça.

O primeiro evento promovido pelo CPCE em 2019 voltado ao terceiro setor contou com a presença dos palestrantes Danilo Tiisel da Profit Consultoria e Marcio Zeppelini, Presidente da Rede Filantropia que colocaram em suas falas questões do marco regulatório, revisão estatutária, planejamento estratégico, desenvolvimento institucional, modelos de governabilidade e como conquistar parceiros e recursos para os projetos sociais, oportunizando o diálogo e a troca de conhecimento no contexto das OSCs.

Segundo a participante Débora Bueno, responsável regional dos projetos sociais do Instituto GRPCOM O encontro, com falas de pessoas de renome com o Danilo e o Zeppelini, são uma oportunidade ímpar para qualquer pessoa que faz parte ou tem interesse no terceiro setor. O palestrante Danilo explicou a legislação como quem explicasse uma receita de bolo, utilizando-se de linguagem simples, de fácil entendimento e tirou duvidas de forma muito humilde e tranquila. Acredito que para os presentes, o conteúdo foi bem aproveitado, mesmo com o pouco tempo e tantas dúvidas. O palestrante Márcio Zeppelini deu uma aula de captação, com muitas dicas  em menos de 1 hora! O evento foi fantástico e penso que oportunidades como essa não podem deixar de serem aproveitadas!?

Para a Gerente de Assuntos Institucionais do Hospital do Câncer Uopeccan, Kelyn Cristina C. Aires, As organizações do terceiro setor exercem atividades relevantes à sociedade, geram empregos, mobilizam voluntários e precisam constantemente de capacitações. O Encontro do Terceiro Setor, promovido pelo CPCE proporcionou uma troca de experiências e importante  reflexão quanto ao modelo de gestão e aspectos legais nas organizações.