Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




02/12/2018

Fórum Conecta Cities aconteceu em Cascavel

Educando na Sustentabilidade

No dia 29 de novembro, foi realizado o evento Conecta Cities, promovido pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial- CPCE, Unimed Cascavel e Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec), com o apoio da Prefeitura Municipal  de Cascavel.

O evento que reuniu cerca de 250 crianças e 250 adultos entre gestores e servidores do poder público, representantes de instituições de ensino, gestores empresariais, lideranças das  organizações da sociedade civil, estudantes, acadêmicos e demais público dos municípios de Cascavel, Toledo, Ubiratã, Mercedes, Marechal Cândido Rondon, Cafelândia, Capanema, Campo Mourão, Maripá, Santa Tereza do Oeste, Corbélia, Francisco Beltrão, Nova Aurora entre outros, teve o objetivo de debater, promover e propor meios efetivos para a implementação de conhecimento cientifico e tecnológico como uma forma eficiente de propor soluções inteligentes as demandas sociais.

Diante de mais uma revolução onde está em pauta questões como inclusão, conectividade, relacionamento e compartilhamento o evento trouxe especialistas nas áreas de: cidades 4.0, mobilidade urbana, segurança pública, energias renováveis, turismo tecnológico, longevidade, educação do futuro e a tendência das startups, promovendo o diálogo e a troca de conhecimento no contexto das Smart Cities.

A agenda 2030 que traz as três dimensões do desenvolvimento sustentável (econômico, social e ambiental), pactuada por 193 países incluindo o Brasil, consiste em uma Declaração de Compromisso. São 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas baseados em cinco eixos de atuação, também conhecidos como os 5 Ps: Pessoas, Planeta, Paz, Prosperidade e Parcerias.

 

Na programação, além da produção e compartilhamento de conhecimento também ocorreram atividades que deram enfoque a atividades criativas e tecnológicas como a batalha de robôs, competição de drones, experiência com óculos 3D e patinetes elétricos, exposição de brinquedos sustentáveis, agricultura sustentável, carro elétrico etc e a exposição artística internacional sobre os ODS.

 

 

Além dos promotores, o  evento contou ainda com a parceria dos conselheiros: Arboris Comunicação, Associação Comercial e Industrial de Cascavel,  Itaipu Binacional e outras empresas: Coral Rouxinol, Dipelnet, Grupo Rubi, IFCON, , Kopenhagen e La Belle Flores.

 

Smart Cities

Para ser considerada uma cidade inteligente é preciso ser sustentável, inteligente e humana. Entenda o que define cada um desse três pilares:

Cidades inteligentes: Uso estratégico da infraestrutura e dos serviços de informações e comunicação, para o melhor planejamento da gestão urbana, dando assim uma melhor resposta as necessidades sociais e econômicas da população.

Cidades sustentáveis: Devem evitar o esgotamento da natureza e garantir a sua permanência para as gerações futuras, além de criar e seguir políticas públicas de proteção ao meio ambiente.

Cidades Humanas: Promover o bem-estar da população de forma sustentável, tornando a cidade um lugar agradável para a pessoa morar, trabalhar, estudar e se divertir. Construir uma cidade com cultura, valores e estilo de vida que seus moradores desejem manter.

 

Saiba Mais.

Stella_Hiroki_-_1.pdf

Marcio_Fonseca_Cidades_4.0_-_2.pdf

Urbanii_-_4.pdf

ODS_7_ENERGIAS_RENOVAVEIS_-_5.pdf

BarcoHacker__CONECTA_CITIES.pdf

Alberto_Junior_-_YETGO_-_08.pdf

Aline_Calefi_-_9.pdf

Junior_Rigamonte_-10.pdf